Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44664
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Educação musical na periferia de Fortaleza: uma pesquisa de métodos mistos |
Autor(es): | Ferreira, Gabriel Nunes Lopes Nascimento, Marco Antonio Toledo Rogério, Pedro |
Palavras-chave: | Educação Musical;Educação Não-Formal;Escola de Música;Ensino de Arte |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | FERREIRA, Gabriel Nunes Lopes; NASCIMENTO, Marco Antonio Toledo; ROGÉRIO, Pedro. Educação musical na periferia de Fortaleza: uma pesquisa de métodos mistos. In: ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM DIVERSIDADE HUMANA, RESPONSABILIDADE SOCIAL E CURRÍCULOS: INTERAÇÕES NA EDUCAÇÃO MUSICAL. XIII, 5 a 27 out. 2016, Teresina (PI). Anais... Teresina (PI), 2016. |
Resumo: | O ensino de Música em espaços não formais a cada dia vem se destacando e ganhando mais espaço no mundo acadêmico. São instituições com uma diversidade de possibilidades musicais e que geralmente tem como função, de maneira geral, democratização do ensino das artes. Busca-se com essa pesquisa compreender qual o papel dos cursos de música, desenvolvidos durante o período de 2010 a 2013, em espaços denominados não formais na periferia de Fortaleza. Como metodologia foi escolhida a pesquisa de métodos mistos que utiliza a abordagem qualitativa e quantitativa de maneira complementar. A pesquisa é uma continuidade de um estudo desenvolvido durante o mestrado (etapa qualitativa da pesquisa) e através de um questionário procura testar os resultados encontrados durante essa primeira etapa que apresenta esses espaços como instituições de mudanças do cotidiano de seus frequentadores. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44664 |
ISSN: | 2318-664X |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_art_gnlferreira.pdf | 438,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.