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Tipo: Artigo de Evento
Título: Curso de Magistério Indígena Tremembé Superior – MITS: protagonismo indígena e inclusão social no ensino superior no Brasil
Autor(es): Fonteles Filho, José Mendes
Palavras-chave: Diversidade Cultural;Educação para a Diversidade;Respeito À Diversidade Cultural;Índios Tremembé - Educação Superior;Educação Superior;Magistério de Ensino Básico;Inclusão Educacional;Formação de Professores
Data do documento: 2013
Citação: FONTELES FILHO, José Mendes. O Curso de Magistério Indígena Tremembé Superior – MITS: protagonismo indígena e inclusão social no ensino superior no Brasil. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: UNIVERSIDADE E PARTICIPAÇÃO. 3. 13 e 15 maio 2013. Anais... Rio de Janeiro, 2013.
Resumo: Os Tremembé são indígenas que habitam o litoral norte do Ceará, no Distrito de Almofala, município de Itarema. Embora tendo sofrido drástica redução de seu território originário e dizimação de sua população com a Colonização, mantiveram reconhecida continuidade de sua existência ao longo da história do Brasil. A partir dos anos 80 do século passado, ante a ameaça de perda total de suas terras e de seus saberes tradicionais, eles passaram a se organizar num movimento indígena local e nacional em prol da reconquista de parte de suas terras, reivindicando seus direitos indígenas preconizados pela atual Constituição Federal brasileira de 1988. Neste contexto, a luta pela educação diferenciada indígena Tremembé – e pela formação dos professores indígenas de suas escolas – se apresenta como desdobramento e continuidade da luta pela terra por outras vias, fortalecendo diretamente o processo de afirmação étnica que engloba essa luta.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44663
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