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dc.contributor.authorFonteles Filho, José Mendes-
dc.date.accessioned2019-08-12T14:26:19Z-
dc.date.available2019-08-12T14:26:19Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationFONTELES FILHO, José Mendes. O Curso de Magistério Indígena Tremembé Superior – MITS: protagonismo indígena e inclusão social no ensino superior no Brasil. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: UNIVERSIDADE E PARTICIPAÇÃO. 3. 13 e 15 maio 2013. Anais... Rio de Janeiro, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44663-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDiversidade Culturalpt_BR
dc.subjectEducação para a Diversidadept_BR
dc.subjectRespeito À Diversidade Culturalpt_BR
dc.subjectÍndios Tremembé - Educação Superiorpt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectMagistério de Ensino Básicopt_BR
dc.subjectInclusão Educacionalpt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.titleCurso de Magistério Indígena Tremembé Superior – MITS: protagonismo indígena e inclusão social no ensino superior no Brasilpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs Tremembé são indígenas que habitam o litoral norte do Ceará, no Distrito de Almofala, município de Itarema. Embora tendo sofrido drástica redução de seu território originário e dizimação de sua população com a Colonização, mantiveram reconhecida continuidade de sua existência ao longo da história do Brasil. A partir dos anos 80 do século passado, ante a ameaça de perda total de suas terras e de seus saberes tradicionais, eles passaram a se organizar num movimento indígena local e nacional em prol da reconquista de parte de suas terras, reivindicando seus direitos indígenas preconizados pela atual Constituição Federal brasileira de 1988. Neste contexto, a luta pela educação diferenciada indígena Tremembé – e pela formação dos professores indígenas de suas escolas – se apresenta como desdobramento e continuidade da luta pela terra por outras vias, fortalecendo diretamente o processo de afirmação étnica que engloba essa luta.pt_BR
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