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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44663
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Fonteles Filho, José Mendes | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T14:26:19Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T14:26:19Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | FONTELES FILHO, José Mendes. O Curso de Magistério Indígena Tremembé Superior – MITS: protagonismo indígena e inclusão social no ensino superior no Brasil. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: UNIVERSIDADE E PARTICIPAÇÃO. 3. 13 e 15 maio 2013. Anais... Rio de Janeiro, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44663 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Diversidade Cultural | pt_BR |
dc.subject | Educação para a Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Respeito À Diversidade Cultural | pt_BR |
dc.subject | Índios Tremembé - Educação Superior | pt_BR |
dc.subject | Educação Superior | pt_BR |
dc.subject | Magistério de Ensino Básico | pt_BR |
dc.subject | Inclusão Educacional | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.title | Curso de Magistério Indígena Tremembé Superior – MITS: protagonismo indígena e inclusão social no ensino superior no Brasil | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Os Tremembé são indígenas que habitam o litoral norte do Ceará, no Distrito de Almofala, município de Itarema. Embora tendo sofrido drástica redução de seu território originário e dizimação de sua população com a Colonização, mantiveram reconhecida continuidade de sua existência ao longo da história do Brasil. A partir dos anos 80 do século passado, ante a ameaça de perda total de suas terras e de seus saberes tradicionais, eles passaram a se organizar num movimento indígena local e nacional em prol da reconquista de parte de suas terras, reivindicando seus direitos indígenas preconizados pela atual Constituição Federal brasileira de 1988. Neste contexto, a luta pela educação diferenciada indígena Tremembé – e pela formação dos professores indígenas de suas escolas – se apresenta como desdobramento e continuidade da luta pela terra por outras vias, fortalecendo diretamente o processo de afirmação étnica que engloba essa luta. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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