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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44481
Type: | Dissertação |
Title: | As manifestações do demoníaco em Lavoura Arcaica |
Authors: | Silva, Francisca Yorranna da |
Advisor: | Martins, Elizabeth Dias |
Keywords: | Lavoura arcaica;Demoníaco;Demonização |
Issue Date: | 2018 |
Citation: | SILVA, Francisca Yorranna da. As manifestações do demoníaco em Lavoura Arcaica. 2018. 127f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2018. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | No romance Lavoura arcaica (1975) de Raduan Nassar encontramos um vocabulário metafórico que aludem a presença de um universo demoníaco, portanto, nosso objetivo neste trabalho é examinar os diversos meios pelos quais esse caráter demoníaco se manifesta na obra. Para tanto, partimos do pressuposto que todo indivíduo demoníaco é transgressor e que seus atos são subversivos por questionarem até descontruir uma dada ordem universal. Nesse sentido, a leitura dos pressupostos teóricos elaborados por Harold Bloom acerca do processo da influência corrobora com nossas afirmações, pois exemplificam uma forma de demonismo, o literário, que se pauta justamente na ruptura. Logo, entendemos que ser demoníaco é também uma característica do escritor e do fazer literário. Por outro lado, o referido termo é oriundo do campo semântico religioso e remete àquele que está possuído por espíritos malignos, ou seja, por demônios. Nessa perspectiva o imaginário construído acerca do demoníaco foi formado, sobretudo, com base no pensamento cristão. Desta forma, nossa proposta é fazer uma leitura de Lavoura arcaica pautada nos conceitos operacionais da teoria da residualidade (resíduo, mentalidade, imaginário, hibridação cultural, endoculturação e cristalização), bem como nos de influência, tradição, originalidade, dialogismo e intertextualidade, pertinentes à literatura comparada, para a compreensão do conceito de demoníaco sintetizados no romance. |
Abstract in Spanish: | En la novela Lavoura arcaica (1975) de Raduan Nassar encontramos un vocabulario metafórico que aluden a la presencia de un universo demoníaco, por lo tanto, nuestro objetivo en este trabajo es examinar los diversos medios por los cuales ese carácter demoníaco se manifiesta en la obra. Para ello, partimos del supuesto que todo individuo demoníaco es transgresor y que sus actos son subversivos por cuestionar hasta deconstruir un orden universal. En este sentido, la lectura de los presupuestos teóricos elaborados por Harold Bloom acerca del proceso de la influencia corrobora con nuestras afirmaciones, pues ejemplifican una forma de demonismo, el literario, que se pauta justamente en la ruptura. Luego, entendemos que el ser demoníaco es también una característica del escritor y del hacer literario. Por otro lado, el referido término es oriundo del campo semántico religioso y remite al que está poseído por espíritus malignos, o sea, por demonios. En esa perspectiva el imaginario construido sobre el demoníaco fue formado, sobre todo, con base en el pensamiento cristiano. De esta forma, nuestra propuesta es hacer una lectura de Lavoura arcaica pautada en los conceptos operacionales de la teoría de la residualidad (residuo, mentalidad, imaginario, hibridación cultural, endocultura y cristalización), así como en los de influencia, tradición, originalidad, dialogismo e intertextualidad, pertinentes a la literatura comparada, para la comprensión del concepto de demoníaco sintetizados en la novela. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44481 |
Appears in Collections: | PPGLE- Dissertações defendidas na UFC |
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