Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44170
Type: Artigo de Periódico
Title: Caso Clínico Virtual: uma revisão integrativa da literatura
Title in English: Virtual Clinical Case: a n Integrative Review of Literature
Authors: Santos, Waldeyde O. Magalhães dos
Nogueira, David Silva
Augusto, George Lucas
Silva, Trindade da
Nascimento, Desirée Emelly Gomes
Zacarias Filho, Rachid Pinto
Keywords: Relatos de Casos;Tecnologia Biomédica;Tecnologia da Informação
Issue Date: Jan-2019
Publisher: Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais
Citation: SANTOS, Waldeyde O. Magalhães dos et al. Caso Clínico Virtual: uma revisão integrativa da literatura. R. Saúd. Digi. Tec. Edu., Fortaleza, v. 4, n. especial II, p. 35-51, jan./jul. 2019.
Abstract in Brazilian Portuguese: Objetivos : Esta pesquisa visa verificar o estado da arte sobre o uso de casos clínicos virtuais como recurso educacional na área da saúde. Métodos : Desta forma, realizaram - se buscas nas bases de dados da MEDLINE, LILACS e SciELO de artigos publicados entre janeiro de 2012 a setembro de 2018. Resultados : Foram encontrados 497 estudos, dos quais foram selecionados 31 artigos. Constatou - se que a s áreas que mais utilizam casos clínicos são Medicina, Enfermagem e Odontologia, sendo maior a área da Medicina (51,61%) e o continente norte - americano o que tem mais publicações sobre o uso de casos clínicos. Casos clínicos são importantes ferramentas com plementares de ensino - aprendizagem em saúde. Considerações finais : Constatou - se, nos artigos pesquisados, evidências que o uso de pacientes virtuais acarreta benefícios significativos para o ensino de saúde, e sua grande aplicabilidade na Enfermagem, Medic ina e Odontologia.
Abstract: Objectives: This research aims to ascertain the state of the art on the use of computer processes as didactic resources in the health area. Methods : In this way, we searched the MEDLINE, LILACS and SciELO databases for articles published between January 2012 and September 2018. Results: 497 studies were found, from which 31 were selected. It was found that the areas the most use clinical cases are Medicine, Nursing and Dentistry, with the largest area being Medicine (51.61%) and the North American continent with more information about the use of clinical cases. Clinical cases are important complementary tools of teaching - learning in health. Fin al considerations : It was verified, in the articles researched, which are the types of clinical - therapeutic use, most important for health teaching, and its great application in the areas of Nursing, Medicine and Dentistry.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44170
ISSN: 2525 - 9563
Appears in Collections:NUTEDS - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_art_womsantos.pdf570,21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.