Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44134
Type: Artigo de Periódico
Title: Fluência tecnológico-pedagógica na formação inicial de professores mediada por tecnologias educacionais em rede
Authors: Toebe, Iris Cristina Datsch
Mallmann, Elena Maria
Pereira, Adriana
Bageti, Sabrina
Keywords: Pedagogia;Processo de Ensino-Aprendizagem;Ensino
Issue Date: 2018
Publisher: UFSCar
Citation: TOEBE, Iris Cristina Datsch; MALLMANN, Elena Maria; BAGETI, Sabrina; PEREIRA, Adriana. Fluência tecnológico-pedagógica na formação inicial de professores mediada por tecnologias educacionais em rede. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 1138-1146.
Abstract in Brazilian Portuguese: O foco deste artigo é apresentar resultados de uma pesquisa sobre a integração das tecnologias educacionais em rede nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Licenciaturas em Pedagogia (diurno, noturno e a distância) do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Para tanto, o trabalho centrou-se dentro dos planos qualitativos da análise de textual discursiva de Moraes e Galiazzi (2006). Conclusivamente, destaca-se as orientação de fomento ao desenvolvimento da fluência tecnológico-pedagógica acoplada às políticas públicas dos cursos de licenciatura, para potencializar ensino-aprendizagem mediado pelas tecnologias em rede. A integração das tecnologias em rede na formação inicial de professores promove a convergência entre as modalidades presencial e a distância desdobrando multiplicadores para a construção de conhecimentos curriculares tanto no ensino superior quanto na educação básica.
Abstract: The focus of this article is to present results of a research on the integration of educational technologies in the Pedagogical Projects of the Pedagogical Courses (day, night and distance) of the Education Center (CE) of the Federal University of Santa Maria (UFSM). For this, the work was centered within the qualitative plans of Moraes and Galiazzi's (2006) discursive textual analysis. Conclusively, we highlight the promotion of the development of technological and pedagogical fluency coupled with the public policies of undergraduate courses, to enhance teaching and learning mediated by network technologies. The integration of networking technologies in initial teacher training promotes the convergence between face and distance modalities by deploying multipliers for the construction of curricular knowledge in both higher education and basic education.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44134
ISSN: 2316 8889
Appears in Collections:FACED - Eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_eve_icdtoebe.pdf327,82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.