Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44134
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorToebe, Iris Cristina Datsch-
dc.contributor.authorMallmann, Elena Maria-
dc.contributor.authorPereira, Adriana-
dc.contributor.authorBageti, Sabrina-
dc.date.accessioned2019-07-25T14:24:27Z-
dc.date.available2019-07-25T14:24:27Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationTOEBE, Iris Cristina Datsch; MALLMANN, Elena Maria; BAGETI, Sabrina; PEREIRA, Adriana. Fluência tecnológico-pedagógica na formação inicial de professores mediada por tecnologias educacionais em rede. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 1138-1146.pt_BR
dc.identifier.issn2316 8889-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44134-
dc.description.abstractThe focus of this article is to present results of a research on the integration of educational technologies in the Pedagogical Projects of the Pedagogical Courses (day, night and distance) of the Education Center (CE) of the Federal University of Santa Maria (UFSM). For this, the work was centered within the qualitative plans of Moraes and Galiazzi's (2006) discursive textual analysis. Conclusively, we highlight the promotion of the development of technological and pedagogical fluency coupled with the public policies of undergraduate courses, to enhance teaching and learning mediated by network technologies. The integration of networking technologies in initial teacher training promotes the convergence between face and distance modalities by deploying multipliers for the construction of curricular knowledge in both higher education and basic education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFSCarpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectProcesso de Ensino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleFluência tecnológico-pedagógica na formação inicial de professores mediada por tecnologias educacionais em redept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO foco deste artigo é apresentar resultados de uma pesquisa sobre a integração das tecnologias educacionais em rede nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Licenciaturas em Pedagogia (diurno, noturno e a distância) do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Para tanto, o trabalho centrou-se dentro dos planos qualitativos da análise de textual discursiva de Moraes e Galiazzi (2006). Conclusivamente, destaca-se as orientação de fomento ao desenvolvimento da fluência tecnológico-pedagógica acoplada às políticas públicas dos cursos de licenciatura, para potencializar ensino-aprendizagem mediado pelas tecnologias em rede. A integração das tecnologias em rede na formação inicial de professores promove a convergência entre as modalidades presencial e a distância desdobrando multiplicadores para a construção de conhecimentos curriculares tanto no ensino superior quanto na educação básica.pt_BR
Aparece nas coleções:FACED - Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_icdtoebe.pdf327,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.