Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44130
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | A trajetória de um aluno com deficiência no curso de licenciatura em computação: desafios e superações |
Autor : | Dantas, Antônio Enrique Maranhão, Welington Almeida de Sousa Felipe, Maria Wilda Fernandes Freire, Emmanuel Sávio Silva |
Palabras clave : | Integração do Deficiente;Ensino;Psicologia Cognitiva |
Fecha de publicación : | 2018 |
Editorial : | UFSCar |
Citación : | DANTAS, Antônio Enrique; MARANHÃO, Welington Almeida de Sousa; FELIPE, Maria Wilda Fernandes; FREIRE, Emmanuel Sávio Silva. A trajetória de um aluno com deficiência no curso de licenciatura em computação: desafios e superações. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 1099-1107. |
Resumen en portugués brasileño: | Este relato de experiência teve como objetivo apresentar a trajetória acadêmica de um aluno com deficiência no curso de licenciatura em Computação ofertado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) na modalidade de educação a distância. Assim, foi relatada toda a trajetória estudantil do aluno, apresentando todos os passos e as dificuldades enfrentadas por ele durante o curso. Como resultados, pode-se citar que ficou claro o despreparo das instituições públicas de ensino quanto a metodologia e o método avaliativo voltados para um aluno com deficiência cognitiva que precisa ter todo um aparato para conseguir alcançar seus objetivos e foram evidenciadas as ações realizadas pelas instituições que o aluno estudou em tentar proporcionar o acolhimento e o apoio para o seu desenvolvimento estudantil. |
Abstract: | his experience report aimed at presenting the academic trajectory of a disabled student in the degree course in Computing offered by the State University of Ceará (UECE) in the e-learning modality. Therefore, the entire student trajectory of the student was reported, presenting all the steps and difficulties faced by him/her during the course. As a result, it can be mentioned that it was clear the lack of preparation of the public educational institutions regarding the methodology and the evaluation method aimed at a student with cognitive deficiency who needs to have a whole apparatus to achieve their objectives and showed the actions carried out by the institutions which the student studied in trying to provide the welcome and support for his/her student development |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44130 |
ISSN : | 2316 8889 |
Aparece en las colecciones: | FACED - Eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_aedantas.pdf | 271,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.