Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44115
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Será que a aula acabou? Um estudo sobre as práticas de escrita de estudantes do Ensino Médio no Whatsapp |
Autor : | Velloso, Maria Jacy Maia |
Palabras clave : | Ensino;Conhecimento;WhatsApp (Software) |
Fecha de publicación : | 2018 |
Editorial : | UFSCar |
Citación : | VELLOSO, Maria Jacy Maia. Será que a aula acabou? Um estudo sobre as práticas de escrita de estudantes do Ensino Médio no Whatsapp. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 964-972. |
Resumen en portugués brasileño: | A presente pesquisa analisou as práticas de escrita de estudantes do ensino médio para entender como os jovens se apropriam dessas práticas no uso do aplicativo WhatsApp e as empregam na produção de conhecimento escolar. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e, por ser um trabalho que tem o objetivo de investigar e documentar uma situação concreta de práticas de escrita no uso do aplicativo WhatsApp, a metodologia utilizada foi a pesquisa de abordagem etnográfica. Constatamos que a aula não terminou com a saída da escola, e que estar conectado ao celular, permitiu a ampliação do processo de ensino e aprendizagem para além da sala de aula. |
Abstract: | The present research examined the writing practices of high school students to understand how young people appropriate these practices in the use of the WhatsApp application and employ them in the production of school knowledge. It is a qualitative research, and since it is a work that has the objective of investigating and documenting a concrete situation of writing practices in the use of the WhatsApp application, the methodology used was the research of ethnographic approach. It was verified that the class did not end with leaving school, and that being connected to the cell phone, allowed the expansion of the process of teaching and learning beyond the classroom. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44115 |
ISSN : | 2316 8889 |
Aparece en las colecciones: | FACED - Eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_mjmvelloso.pdf | 380,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.