Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44108
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A articulação entre teoria e prática na formação de professores na perspectiva das Arquiteturas Pedagógicas |
Autor(es): | Nevado, Rosane Aragon de Turchielo, Luciana Boff Corrêa, Aline Verardo |
Palavras-chave: | Ensino;Educação;Natureza da Pesquisa |
Data do documento: | 2018 |
Instituição/Editor/Publicador: | UFSCar |
Citação: | NEVADO, Rosane Aragon; TURCHIELO, Luciana Boff; CORRÊA, Aline Verardo. A articulação entre teoria e prática na formação de professores na perspectiva das Arquiteturas Pedagógicas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 896-905. |
Resumo: | Este trabalho discute a articulação entre teoria e prática, em um Curso de Pedagogia, na modalidade a distância, ofertado por uma universidade pública da região sul do Brasil. A pesquisa concentrou-se em publicações acadêmicas, com o objetivo principal de analisar como essa temática foi tratada. Na interpretação e análise dos dados, foi aplicada a técnica de análise de conteúdo em 30 artigos científicos, considerando duas categorias: 1) processos de compreensão teórica, e 2) relatos de mudanças nas práticas pedagógicas, considerando a abordagem das arquiteturas pedagógicas. Os resultados indicam que ocorreram mudanças significativas na formação de professores a partir da proposta pedagógica do curso. Essas propostas atuaram de forma a colaborar para que os profissionais tenham alcançado práticas mais reflexivas. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44108 |
ISSN: | 2316 8889 |
Aparece nas coleções: | FACED - Eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_ranevado.pdf | 574,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.