Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44108
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A articulação entre teoria e prática na formação de professores na perspectiva das Arquiteturas Pedagógicas
Autor(es): Nevado, Rosane Aragon de
Turchielo, Luciana Boff
Corrêa, Aline Verardo
Palavras-chave: Ensino;Educação;Natureza da Pesquisa
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: UFSCar
Citação: NEVADO, Rosane Aragon; TURCHIELO, Luciana Boff; CORRÊA, Aline Verardo. A articulação entre teoria e prática na formação de professores na perspectiva das Arquiteturas Pedagógicas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 896-905.
Resumo: Este trabalho discute a articulação entre teoria e prática, em um Curso de Pedagogia, na modalidade a distância, ofertado por uma universidade pública da região sul do Brasil. A pesquisa concentrou-se em publicações acadêmicas, com o objetivo principal de analisar como essa temática foi tratada. Na interpretação e análise dos dados, foi aplicada a técnica de análise de conteúdo em 30 artigos científicos, considerando duas categorias: 1) processos de compreensão teórica, e 2) relatos de mudanças nas práticas pedagógicas, considerando a abordagem das arquiteturas pedagógicas. Os resultados indicam que ocorreram mudanças significativas na formação de professores a partir da proposta pedagógica do curso. Essas propostas atuaram de forma a colaborar para que os profissionais tenham alcançado práticas mais reflexivas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44108
ISSN: 2316 8889
Aparece nas coleções:FACED - Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_ranevado.pdf574,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.