Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44079
Type: Artigo de Periódico
Title: Mensurando o desenvolvimento do pensamento computacional por meio de mapas auto-organizáveis: comparação de métricas de complexidade de software com Dr. Scratch e CT-Test
Authors: Ribeiro, Rafael Pereira
Souza, Alexandra
Barcelos, Thiago
Silva, Leandro Augusto
Keywords: Ferramenta Dr. Scratch;Ferramenta Dr. Scratch- jogos digitais;Ferramenta Dr. Scratch -CT-Test
Issue Date: 2018
Publisher: Edições UFC
Citation: RIBEIRO, Rafael Pereira; SOUZA, Alexandra; BARCELOS, Thiago; SILVA, Leandro Augusto. Mensurando o desenvilvimento do pensamento computacional por meio de mapas auto-organizáveis: comparação de métricas de complexidade de software com Dr. Scratch e CT-Test. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 609-618.
Abstract in Brazilian Portuguese: Neste artigo realizamos uma análise visual e exploratória dos dados gerados pela ferramenta Dr. Scratch a partir de códigos produzidos por alunos em oficinas de produção de jogos digitais utilizando o ambiente Scratch. Nossas descobertas apontam uma fraca relação linear entre a rubrica do Dr. Scratch e a complexidade ciclomática, visto que códigos com complexidade ciclomática baixa foram desenvolvidos por alunos que obtiveram melhor pontuação no CT-Test, o que pode indicar que o uso dos recursos mais avançados do ambiente Scratch pode estar relacionado com o progresso do aluno na aquisição de competências do Pensamento Computacional.
Abstract: In this paper we perform a visual and exploratory analysis on the data generated by the Dr. Scratch tool from codes produced by students in digital game workshops using Scratch environment. Our findings point to a weak linear relationship between Dr. Scratch’s rubric and cyclomatic complexity, since codes with low cyclomatic complexity were developed by students who had better scores in the CT-Test. This may indicate that the use of more advanced Scratch features could be related to the advance of the student's acquisition of Computational Thinking skills.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44079
ISSN: 2316 8889
Appears in Collections:FACED - Eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_eve_rpribeiro.pdf851,86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.