Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44079
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ribeiro, Rafael Pereira | - |
dc.contributor.author | Souza, Alexandra | - |
dc.contributor.author | Barcelos, Thiago | - |
dc.contributor.author | Silva, Leandro Augusto | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-25T10:26:22Z | - |
dc.date.available | 2019-07-25T10:26:22Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Rafael Pereira; SOUZA, Alexandra; BARCELOS, Thiago; SILVA, Leandro Augusto. Mensurando o desenvilvimento do pensamento computacional por meio de mapas auto-organizáveis: comparação de métricas de complexidade de software com Dr. Scratch e CT-Test. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 609-618. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2316 8889 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44079 | - |
dc.description.abstract | In this paper we perform a visual and exploratory analysis on the data generated by the Dr. Scratch tool from codes produced by students in digital game workshops using Scratch environment. Our findings point to a weak linear relationship between Dr. Scratch’s rubric and cyclomatic complexity, since codes with low cyclomatic complexity were developed by students who had better scores in the CT-Test. This may indicate that the use of more advanced Scratch features could be related to the advance of the student's acquisition of Computational Thinking skills. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Ferramenta Dr. Scratch | pt_BR |
dc.subject | Ferramenta Dr. Scratch- jogos digitais | pt_BR |
dc.subject | Ferramenta Dr. Scratch -CT-Test | pt_BR |
dc.title | Mensurando o desenvolvimento do pensamento computacional por meio de mapas auto-organizáveis: comparação de métricas de complexidade de software com Dr. Scratch e CT-Test | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Neste artigo realizamos uma análise visual e exploratória dos dados gerados pela ferramenta Dr. Scratch a partir de códigos produzidos por alunos em oficinas de produção de jogos digitais utilizando o ambiente Scratch. Nossas descobertas apontam uma fraca relação linear entre a rubrica do Dr. Scratch e a complexidade ciclomática, visto que códigos com complexidade ciclomática baixa foram desenvolvidos por alunos que obtiveram melhor pontuação no CT-Test, o que pode indicar que o uso dos recursos mais avançados do ambiente Scratch pode estar relacionado com o progresso do aluno na aquisição de competências do Pensamento Computacional. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FACED - Eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_rpribeiro.pdf | 851,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.