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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44052
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Os amores de Tabu: descaminho do olhar eurocêntrico |
Autor(es): | Gonçalves, Kleyton Rattes |
Palavras-chave: | Gomes, Miguel, 1972-. Tabu (Filme Português, 2012);Maneirismo (Arte);Cinema português;África Portuguesa;Tempo no cinema;Colonialismo |
Data do documento: | 2019 |
Instituição/Editor/Publicador: | Ayé: Revista de Antropologia |
Citação: | GONÇALVES, Kleyton Rattes. Os amores de Tabu: descaminho do olhar eurocêntrico. Ayé: Revista de Antropologia, Acarape (CE), v. 1, n.1, p. 64-80, maio 2019. |
Resumo: | O diretor português Miguel Gomes, em sua obra cinematográfica, é prodígio em construir narrativas maneiristas. Bem entendido, maneirismo enquanto uma vertente artística (pré-barroca) marcada pela melancolia, pela visão pessimista e, em especial, por um registro voltado ao questionamento dos (ou às incertezas perante os) ideários humanistas e antropocêntricos. Em alguma medida, suas principais obras seguem a tradição lírica ibérica, ou mais precisamente, a portuguesa – note-se, por exemplo, os excelentes longas “A cara que mereces” (2004) e “Aquele Querido Mês de Agosto” (2008). [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44052 |
ISSN: | 2674-6360 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DCSO - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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