Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44052
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Os amores de Tabu: descaminho do olhar eurocêntrico
Autor(es): Gonçalves, Kleyton Rattes
Palavras-chave: Gomes, Miguel, 1972-. Tabu (Filme Português, 2012);Maneirismo (Arte);Cinema português;África Portuguesa;Tempo no cinema;Colonialismo
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Ayé: Revista de Antropologia
Citação: GONÇALVES, Kleyton Rattes. Os amores de Tabu: descaminho do olhar eurocêntrico. Ayé: Revista de Antropologia, Acarape (CE), v. 1, n.1, p. 64-80, maio 2019.
Resumo: O diretor português Miguel Gomes, em sua obra cinematográfica, é prodígio em construir narrativas maneiristas. Bem entendido, maneirismo enquanto uma vertente artística (pré-barroca) marcada pela melancolia, pela visão pessimista e, em especial, por um registro voltado ao questionamento dos (ou às incertezas perante os) ideários humanistas e antropocêntricos. Em alguma medida, suas principais obras seguem a tradição lírica ibérica, ou mais precisamente, a portuguesa – note-se, por exemplo, os excelentes longas “A cara que mereces” (2004) e “Aquele Querido Mês de Agosto” (2008). [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44052
ISSN: 2674-6360
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_krgonçalves.pdf587,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.