Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44049
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Computação e psicologia: construindo uma parceria interdisciplinar para o ensino de computação em escolas |
Autor(es): | Charao, Andrea Ritter, Francisco Brackmann, Christian Solórzano, Ana Luísa Schneider, Juliana Schumann, Pâmela |
Palavras-chave: | Computação na educação básica;Computação Educação;Pensamento computacional em escolas. |
Data do documento: | 2018 |
Instituição/Editor/Publicador: | UFSCar |
Citação: | CHARÃO, Andrea; RITTER, Francisco; BRACKMANN, Christian; SOLÓRZANO, Ana Luísa; SCHNEIDER, Juliana; SCHUMANN, Pâmela. Computação e psicologia: construindo uma parceria interdisciplinar para o ensino de computação em escolas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 579-588. |
Resumo: | A introdução de fundamentos de Computação na educação básica tem sido defendida, principalmente, por pesquisadores e acadêmicos com forma ações nas interfaces entre Computação e Educação. Neste artigo, propõe-se ampliar ˜ este campo com a construção de uma parceria interdisciplinar entre Computação e Psicologia, buscando benefícios tanto para a comunidade escolar como para a comunidade universitária. Para isso, discute-se referenciais que podem constituir ´ uma base comum e analisa-se relações da Computação na formação superior em Psicologia e da Psicologia na formação superior em Computação. Além disso, apresenta-se algumas acoes conjuntas articulando extensão, ensino e pesquisa, organizadas em torno do tema do desenvolvimento do pensamento computacional em escolas. |
Abstract: | The introduction of Computing fundamentals in primary and secondary education has been defended, mainly, by researchers and academics in Computing and Education. In this article, we propose to expand this field by developing an interdisciplinary partnership between Computing and Psychology, seeking benefits both for the school community and for the university community. For this, we discuss some references to build a common bibliography and we analyze curricular guidelines for undergraduate courses in Computing and Psychology. In addition, we present some joint actions articulating extension, teaching and research, organized around the theme of developing computational thinking in schools. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44049 |
ISSN: | 2316 8889 |
Aparece nas coleções: | FACED - Eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_acharao.pdf | 132,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.