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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCharao, Andrea-
dc.contributor.authorRitter, Francisco-
dc.contributor.authorBrackmann, Christian-
dc.contributor.authorSolórzano, Ana Luísa-
dc.contributor.authorSchneider, Juliana-
dc.contributor.authorSchumann, Pâmela-
dc.date.accessioned2019-07-24T18:43:13Z-
dc.date.available2019-07-24T18:43:13Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCHARÃO, Andrea; RITTER, Francisco; BRACKMANN, Christian; SOLÓRZANO, Ana Luísa; SCHNEIDER, Juliana; SCHUMANN, Pâmela. Computação e psicologia: construindo uma parceria interdisciplinar para o ensino de computação em escolas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 579-588.pt_BR
dc.identifier.issn2316 8889-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44049-
dc.description.abstractThe introduction of Computing fundamentals in primary and secondary education has been defended, mainly, by researchers and academics in Computing and Education. In this article, we propose to expand this field by developing an interdisciplinary partnership between Computing and Psychology, seeking benefits both for the school community and for the university community. For this, we discuss some references to build a common bibliography and we analyze curricular guidelines for undergraduate courses in Computing and Psychology. In addition, we present some joint actions articulating extension, teaching and research, organized around the theme of developing computational thinking in schools.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFSCarpt_BR
dc.subjectComputação na educação básicapt_BR
dc.subjectComputação Educaçãopt_BR
dc.subjectPensamento computacional em escolas.pt_BR
dc.titleComputação e psicologia: construindo uma parceria interdisciplinar para o ensino de computação em escolaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA introdução de fundamentos de Computação na educação básica tem sido defendida, principalmente, por pesquisadores e acadêmicos com forma ações nas interfaces entre Computação e Educação. Neste artigo, propõe-se ampliar ˜ este campo com a construção de uma parceria interdisciplinar entre Computação e Psicologia, buscando benefícios tanto para a comunidade escolar como para a comunidade universitária. Para isso, discute-se referenciais que podem constituir ´ uma base comum e analisa-se relações da Computação na formação superior em Psicologia e da Psicologia na formação superior em Computação. Além disso, apresenta-se algumas acoes conjuntas articulando extensão, ensino e pesquisa, organizadas em torno do tema do desenvolvimento do pensamento computacional em escolas.pt_BR
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