Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44005
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Estágio Supervisionado IV: o uso das tecnologias digitais na educação especial |
Autor : | Sousa, Fábio Rolvander Mendes de Oliveira, Sábia Belle Conceição de Pontin Junior, Laércio |
Palabras clave : | Estágio Supervisionado IV - vivências de estagio;Estágio Supervisionado IV - uso de tecnologia digital;Estágio Supervisionado IV - recursos multifuncionais |
Fecha de publicación : | 2018 |
Editorial : | UFSCar |
Citación : | SOUSA, Fábio Rolvander Mendes de; OLIVEIRA, Sábia Belle Conceição de; PONTIN JUNIOR, Laércio. Estágio Supervisionado IV: o uso das tecnologias digitais na educação especial. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 317-320. |
Resumen en portugués brasileño: | Este artigo discorre sobre as experiências vivenciadas no estágio supervisionado IV, onde foi desenvolvido o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação como recursos metodológicos, com o intuito de mostrar a viabilidade do seu uso na sala de recursos multifuncionais, que é direcionada para alunos com necessidades educacionais especiais (NEE). Durante o período de observação foi visto que os alunos não tinham domínio com tais tecnologias, nisso o trabalho se baseou em inserir os alunos no mundo tecnológico mostrando formas de ensinar utilizando tecnologias digitais diversas. Foi verificado o aumento no conhecimento de algumas ferramentas tecnológicas além da prática com tais ferramentas. Pode-se afirmar que se torna viável o uso das tecnologias digitais ampliando o âmbito de conhecimento do aluno com NEE, fazendo com que novas portas se abram. |
Abstract: | This article discusses the experiences of supervised internship IV, where the use of digital information and communication technologies was developed as methodological resources, aiming to show the feasibility of its use in the multifunctional resource room, which is directed to students with special educational needs (SEN). During the observation period it was seen that the students did not have mastery with such technologies, in that the work was based on inserting the students in the technological world showing ways of teaching using diverse digital technologies. It was verified the increase in the knowledge of some technological tools besides the practice with such tools. It can be said that the use of digital technologies becomes feasible by broadening the scope of knowledge of the student with SEN, making new doors open. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44005 |
ISSN : | 2316 8889 |
Aparece en las colecciones: | FACED - Eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_frmsousa.pdf | 623,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.