Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44005
Type: Artigo de Periódico
Title: Estágio Supervisionado IV: o uso das tecnologias digitais na educação especial
Authors: Sousa, Fábio Rolvander Mendes de
Oliveira, Sábia Belle Conceição de
Pontin Junior, Laércio
Keywords: Estágio Supervisionado IV - vivências de estagio;Estágio Supervisionado IV - uso de tecnologia digital;Estágio Supervisionado IV - recursos multifuncionais
Issue Date: 2018
Publisher: UFSCar
Citation: SOUSA, Fábio Rolvander Mendes de; OLIVEIRA, Sábia Belle Conceição de; PONTIN JUNIOR, Laércio. Estágio Supervisionado IV: o uso das tecnologias digitais na educação especial. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 317-320.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este artigo discorre sobre as experiências vivenciadas no estágio supervisionado IV, onde foi desenvolvido o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação como recursos metodológicos, com o intuito de mostrar a viabilidade do seu uso na sala de recursos multifuncionais, que é direcionada para alunos com necessidades educacionais especiais (NEE). Durante o período de observação foi visto que os alunos não tinham domínio com tais tecnologias, nisso o trabalho se baseou em inserir os alunos no mundo tecnológico mostrando formas de ensinar utilizando tecnologias digitais diversas. Foi verificado o aumento no conhecimento de algumas ferramentas tecnológicas além da prática com tais ferramentas. Pode-se afirmar que se torna viável o uso das tecnologias digitais ampliando o âmbito de conhecimento do aluno com NEE, fazendo com que novas portas se abram.
Abstract: This article discusses the experiences of supervised internship IV, where the use of digital information and communication technologies was developed as methodological resources, aiming to show the feasibility of its use in the multifunctional resource room, which is directed to students with special educational needs (SEN). During the observation period it was seen that the students did not have mastery with such technologies, in that the work was based on inserting the students in the technological world showing ways of teaching using diverse digital technologies. It was verified the increase in the knowledge of some technological tools besides the practice with such tools. It can be said that the use of digital technologies becomes feasible by broadening the scope of knowledge of the student with SEN, making new doors open.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44005
ISSN: 2316 8889
Appears in Collections:FACED - Eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_eve_frmsousa.pdf623,49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.