Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43656
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Docência em tempos digitais: análise do perfil e da ação do professor frente às tecnologias em cenários escolares |
Autor : | Vieira, Maristela Compagnoni Santarosa, Lucila Maria Costi Conforto, Débora |
Palabras clave : | Estudo de frameworks TPACK e SAMR;Elementos identitários docentes e escolares;Tecnologia educacional (TE) |
Fecha de publicación : | 2018 |
Editorial : | SBC |
Citación : | VIEIRA, Maristela Compagnoni; SANTAROSA, Lucila Maria Costi; CONFORTO, Débora. Docência em tempos digitais: análise do perfil e da ação do professor frente às tecnologias em cenários escolares. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 32-41. |
Resumen en portugués brasileño: | Este estudo parte dos frameworks TPACK e SAMR para analisar a influência de elementos identitários docentes e escolares na composição do perfil de conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo e nos usos da tecnologia educacional (TE) entre 606 professores de 17 instituições. Os principais resultados indicam a existência de relação entre perfil TPACK e faixa etária (p=0,001); desempenho SAMR e capacitação em TE (p=0,002); e a elevada incidência de práticas centradas no professor. A pesquisa entrega à comunidade científica e educacional ampliações dos frameworks aplicados e novos instrumentos com alta consistência que possibilitam o mapeamento do perfil docente, da infraestrutura e do contexto metodológico escolar. |
Abstract: | This study is based on TPACK and SAMR frameworks to analyze the influence of teacher and school identity elements on the composition of the technological pedagogical content knowledge profile and on the uses of educational technology (ET) among 606 teachers from 17 institutions. The main results indicate the existence of a relation between TPACK profile and age group (p=0,001); SAMR performance and ET training (p=0,002); and high incidence of teacher-centered practices. The research provides to the scientific and educational community extensions of the applied frameworks and new instruments with high consistency that allows the mapping of the teaching profile, the infrastructure and the school methodological context. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43656 |
ISSN : | 2316 8889 |
Aparece en las colecciones: | FACED - Eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_mcvieira.pdf | 635,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.