Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43656
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vieira, Maristela Compagnoni | - |
dc.contributor.author | Santarosa, Lucila Maria Costi | - |
dc.contributor.author | Conforto, Débora | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-16T12:23:22Z | - |
dc.date.available | 2019-07-16T12:23:22Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Maristela Compagnoni; SANTAROSA, Lucila Maria Costi; CONFORTO, Débora. Docência em tempos digitais: análise do perfil e da ação do professor frente às tecnologias em cenários escolares. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 32-41. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2316 8889 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43656 | - |
dc.description.abstract | This study is based on TPACK and SAMR frameworks to analyze the influence of teacher and school identity elements on the composition of the technological pedagogical content knowledge profile and on the uses of educational technology (ET) among 606 teachers from 17 institutions. The main results indicate the existence of a relation between TPACK profile and age group (p=0,001); SAMR performance and ET training (p=0,002); and high incidence of teacher-centered practices. The research provides to the scientific and educational community extensions of the applied frameworks and new instruments with high consistency that allows the mapping of the teaching profile, the infrastructure and the school methodological context. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | SBC | pt_BR |
dc.subject | Estudo de frameworks TPACK e SAMR | pt_BR |
dc.subject | Elementos identitários docentes e escolares | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional (TE) | pt_BR |
dc.title | Docência em tempos digitais: análise do perfil e da ação do professor frente às tecnologias em cenários escolares | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este estudo parte dos frameworks TPACK e SAMR para analisar a influência de elementos identitários docentes e escolares na composição do perfil de conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo e nos usos da tecnologia educacional (TE) entre 606 professores de 17 instituições. Os principais resultados indicam a existência de relação entre perfil TPACK e faixa etária (p=0,001); desempenho SAMR e capacitação em TE (p=0,002); e a elevada incidência de práticas centradas no professor. A pesquisa entrega à comunidade científica e educacional ampliações dos frameworks aplicados e novos instrumentos com alta consistência que possibilitam o mapeamento do perfil docente, da infraestrutura e do contexto metodológico escolar. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FACED - Eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_mcvieira.pdf | 635,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.