Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43656
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVieira, Maristela Compagnoni-
dc.contributor.authorSantarosa, Lucila Maria Costi-
dc.contributor.authorConforto, Débora-
dc.date.accessioned2019-07-16T12:23:22Z-
dc.date.available2019-07-16T12:23:22Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationVIEIRA, Maristela Compagnoni; SANTAROSA, Lucila Maria Costi; CONFORTO, Débora. Docência em tempos digitais: análise do perfil e da ação do professor frente às tecnologias em cenários escolares. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 32-41.pt_BR
dc.identifier.issn2316 8889-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43656-
dc.description.abstractThis study is based on TPACK and SAMR frameworks to analyze the influence of teacher and school identity elements on the composition of the technological pedagogical content knowledge profile and on the uses of educational technology (ET) among 606 teachers from 17 institutions. The main results indicate the existence of a relation between TPACK profile and age group (p=0,001); SAMR performance and ET training (p=0,002); and high incidence of teacher-centered practices. The research provides to the scientific and educational community extensions of the applied frameworks and new instruments with high consistency that allows the mapping of the teaching profile, the infrastructure and the school methodological context.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherSBCpt_BR
dc.subjectEstudo de frameworks TPACK e SAMRpt_BR
dc.subjectElementos identitários docentes e escolarespt_BR
dc.subjectTecnologia educacional (TE)pt_BR
dc.titleDocência em tempos digitais: análise do perfil e da ação do professor frente às tecnologias em cenários escolarespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo parte dos frameworks TPACK e SAMR para analisar a influência de elementos identitários docentes e escolares na composição do perfil de conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo e nos usos da tecnologia educacional (TE) entre 606 professores de 17 instituições. Os principais resultados indicam a existência de relação entre perfil TPACK e faixa etária (p=0,001); desempenho SAMR e capacitação em TE (p=0,002); e a elevada incidência de práticas centradas no professor. A pesquisa entrega à comunidade científica e educacional ampliações dos frameworks aplicados e novos instrumentos com alta consistência que possibilitam o mapeamento do perfil docente, da infraestrutura e do contexto metodológico escolar.pt_BR
Aparece nas coleções:FACED - Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_mcvieira.pdf635,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.