Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43606
Type: | TCC |
Title: | Proposta de Balanced Scorecard para instituição de ensino superior privada: estudo de caso no núcleo de educação a distância de uma faculdade |
Authors: | Lima, Ana Caroline Ferreira |
Advisor: | Elias, Sérgio José Barbosa |
Keywords: | Balanced Scorecard;Instituições de Ensino Superior;Educação a distância |
Issue Date: | 2019 |
Citation: | LIMA, A. C. F. Proposta de Balanced Scorecard para instituição de ensino superior privada: estudo de caso no núcleo de educação a distância de uma faculdade. 2019. 73 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O cenário da educação superior privada no Brasil é retratado pelo crescimento da quantidade de instituições e pelo aumento da competitividade entre as mesmas. Nesse contexto, os alunos estão se tornando cada vez mais exigentes e, consequentemente, as Instituições de Ensino Superior precisam atender as novas necessidades do mercado para se manterem competitivas. Nesse sentido, a Educação a Distância está ganhando maior visibilidade e aceitabilidade, visto que proporciona flexibilidade para a execução do curso superior e apresenta mensalidades com valores acessíveis. Nessa conjuntura, este trabalho tem como objetivo propor um sistema de gestão estratégica por meio do Balanced Scorecard em um Núcleo de Educação a Distância de uma Instituição de Ensino Superior Privada, apresentando referencial teórico, que expõe conceitos importantes relacionados ao ensino superior no Brasil, a estratégia empresarial e a metodologia do Balanced Scorecard. No estudo de caso, foi desenvolvido por meio do método proposto, o painel estratégico, que contém os objetivos, os indicadores e as metas, além dos planos de ação estruturados por meio do 5W1H. Por fim, a proposta desenvolvida teve a contribuição de todos os envolvidos nos processos do Núcleo e apresentou aceitabilidade de todos os funcionários para o plano de implementação sugerido. |
Abstract: | The scenario of private higher education in Brazil is portrayed by the growth in the number of colleges and by the increase in competitiveness among them. In this context, students are becoming increasingly demanding and, therefore, colleges must meet the new needs of the market in order to remain competitive. In this sense, Distance Education is gaining greater visibility and acceptability, because provides flexibility for the execution of higher education and presents monthly payment with accessible prices. In this juncture, this study aims to propose a strategic management system through Balanced Scorecard in a Distance Education Center of a Private College, presenting a theoretical framework that exposes important concepts related to higher education in Brazil, the business strategy and methodology of the Balanced Scorecard. In the case study, it was developed through the proposed method, the strategic scorecard, which contains the objectives, indicators, goals and actions plans through the 5W1H. Finally, the proposal developed had the contribution of all those involved in the processes and presented acceptability of all employees to the suggested implementation plan. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43606 |
Appears in Collections: | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_acflima.pdf | 2,93 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.