Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43606
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorElias, Sérgio José Barbosa-
dc.contributor.authorLima, Ana Caroline Ferreira-
dc.date.accessioned2019-07-15T19:02:14Z-
dc.date.available2019-07-15T19:02:14Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationLIMA, A. C. F. Proposta de Balanced Scorecard para instituição de ensino superior privada: estudo de caso no núcleo de educação a distância de uma faculdade. 2019. 73 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43606-
dc.description.abstractThe scenario of private higher education in Brazil is portrayed by the growth in the number of colleges and by the increase in competitiveness among them. In this context, students are becoming increasingly demanding and, therefore, colleges must meet the new needs of the market in order to remain competitive. In this sense, Distance Education is gaining greater visibility and acceptability, because provides flexibility for the execution of higher education and presents monthly payment with accessible prices. In this juncture, this study aims to propose a strategic management system through Balanced Scorecard in a Distance Education Center of a Private College, presenting a theoretical framework that exposes important concepts related to higher education in Brazil, the business strategy and methodology of the Balanced Scorecard. In the case study, it was developed through the proposed method, the strategic scorecard, which contains the objectives, indicators, goals and actions plans through the 5W1H. Finally, the proposal developed had the contribution of all those involved in the processes and presented acceptability of all employees to the suggested implementation plan.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBalanced Scorecardpt_BR
dc.subjectInstituições de Ensino Superiorpt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.titleProposta de Balanced Scorecard para instituição de ensino superior privada: estudo de caso no núcleo de educação a distância de uma faculdadept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO cenário da educação superior privada no Brasil é retratado pelo crescimento da quantidade de instituições e pelo aumento da competitividade entre as mesmas. Nesse contexto, os alunos estão se tornando cada vez mais exigentes e, consequentemente, as Instituições de Ensino Superior precisam atender as novas necessidades do mercado para se manterem competitivas. Nesse sentido, a Educação a Distância está ganhando maior visibilidade e aceitabilidade, visto que proporciona flexibilidade para a execução do curso superior e apresenta mensalidades com valores acessíveis. Nessa conjuntura, este trabalho tem como objetivo propor um sistema de gestão estratégica por meio do Balanced Scorecard em um Núcleo de Educação a Distância de uma Instituição de Ensino Superior Privada, apresentando referencial teórico, que expõe conceitos importantes relacionados ao ensino superior no Brasil, a estratégia empresarial e a metodologia do Balanced Scorecard. No estudo de caso, foi desenvolvido por meio do método proposto, o painel estratégico, que contém os objetivos, os indicadores e as metas, além dos planos de ação estruturados por meio do 5W1H. Por fim, a proposta desenvolvida teve a contribuição de todos os envolvidos nos processos do Núcleo e apresentou aceitabilidade de todos os funcionários para o plano de implementação sugerido.pt_BR
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_acflima.pdf2,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.