Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43599
Type: | TCC |
Title: | Implicações de encontros de partilha com enfermeiros especialistas na percepção de acadêmicos de enfermagem sobre a profissão |
Authors: | Domingues, Ivanise Marques |
Advisor: | Santiago, Jênifa Cavalcante dos Santos |
Keywords: | Enfermagem;Percepção;Estudantes de Enfermagem |
Issue Date: | 2019 |
Citation: | DOMINGUES, I. M. Implicações de encontros de partilha com enfermeiros especialistas na percepção de acadêmicos de enfermagem sobre a profissão. 2019. 57 f. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente estudo teve como objetivo avaliar o impacto de rodas de conversas com enfermeiros especialistas acerca da percepção de acadêmicos de enfermagem sobre a profissão. Estudo quase experimental do tipo antes e depois envolvendo estudantes do primeiro ano do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, com amostra de 45 acadêmicos. Foram utilizados dois questionários para levantar dados sociodemográficos e acadêmicos bem como questões envolvendo a percepção sobre a enfermagem. A coleta foi realizada no Departamento de Enfermagem da UFC durante o ano de 2018, distribuída em encontros mensais, após aprovação em comitê de ética. No momento pré intervenção, o instrumento aplicado detectou que o seguinte perfil: a maioria dos alunos conheciam a profissão, tinham uma concepção pré formulada do que seja a Enfermagem e do papel do enfermeiro, mas relacionada com a questão do cuidado holístico. No momento pós intervenção, instrumento detectou que os estudantes ampliaram seus conhecimentos sobre a profissão confirmados pela presença de discursos com tons de surpresa. Com os encontros de partilha foram possíveis a aproximação e o entendimento do acadêmico do curso com a profissão, ampliando a visão deles sobre as múltiplas oportunidades ofertadas pela Enfermagem. Verificou- se a necessidade de trabalhar logo no início da graduação através de projetos, pesquisas o que realmente é ser enfermeiro e a questão do querer ser. |
Abstract in Spanish: | El presente estudio tuvo como objetivo evaluar el impacto de las conversaciones de rueda con enfermeras especializadas en la percepción de los estudiantes de enfermería sobre la profesión. Un estudio cuasi-experimental, de antes y después, con estudiantes de primer año de enfermería de la Universidad Federal de Ceará, con una muestra de 45 académicos. Se utilizaron dos cuestionarios para recopilar datos sociodemográficos y académicos, así como preguntas relacionadas con la percepción de la enfermería. La recolección se realizó en el Departamento de Enfermería de UFC durante el año 2018, distribuida en reuniones mensuales, después de su aprobación en un comité de ética. En la preintervención, el instrumento aplicado detectó que el siguiente perfil: la mayoría de los estudiantes conocían la profesión, tenían una concepción preformulada de qué es la Enfermería y el papel de la enfermera, pero estaba relacionada con la cuestión del cuidado holístico. En el momento de la intervención, el instrumento detectó que los estudiantes ampliaron sus conocimientos sobre la profesión confirmados por la presencia de discursos con tonos de sorpresa. Con las reuniones de intercambio, fue posible acercarse y comprender al académico del curso con la profesión, ampliando su visión sobre las múltiples oportunidades que ofrece la Enfermería. Se verificó la necesidad de trabajar temprano en la graduación a través de proyectos, investigar qué es realmente ser enfermera y la cuestión de querer ser. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43599 |
Appears in Collections: | ENFERMAGEM - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_imdomingues.pdf | 1,53 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.