Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43380
Type: Capítulo de Livro
Title: Diretrizes curriculares nacionais para a formação do “historiador”: existe espaço para a prática docente?
Authors: Gabriel Neto, José Antônio
Oliveira, Yangla Kelly Rodrigues
Ribeiro, Luís Távora Furtado
Keywords: Formação Superior;Prática Docente;Diretrizes Curriculares Nacionais;Conselho Nacional de Educação;Ensino de História;História;Educação Superior
Issue Date: 2013
Publisher: Edições UFC
Citation: GABRIEL NETO, José Antonio; OLIVEIRA, Yangla Kelly Rodrigues; RIBEIRO, Luís Távora Furtado. Diretrizes curriculares nacionais para a formação do “historiador”: existe espaço para a prática docente? In: SANTOS, Alice Nayara dos; ROGÉRIO, Pedro (orgs). Currículo: diálogos possíveis. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 271-284.
Abstract in Brazilian Portuguese: Neste artigo pretendemos abordar as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para formação do profissional de história de graduação. Para tanto, primeiramente, trazemos um pouco do histórico da elaboração das DCN e seu papel como política pública de formação profissional. Em seguida, apresentamos as diretrizes para cursos de história e, por fim, pretendemos apresentar como a formação docente está inserida nas orientações de construção curricular nos mesmos. O estudo do tema é, portanto, crucial para um entendimento da lógica subjacente à educação superior no Brasil na última década e tenta construir uma discussão sobre o impacto que as DCN têm nas práticas de ensino, principalmente no tocante aos cursos de História. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43380
ISBN: 978 85 7282 585 6
Appears in Collections:PPGEB - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_capliv_jagabrielnetoykroliveira.pdf6,89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.