Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43380
Type: | Capítulo de Livro |
Title: | Diretrizes curriculares nacionais para a formação do “historiador”: existe espaço para a prática docente? |
Authors: | Gabriel Neto, José Antônio Oliveira, Yangla Kelly Rodrigues Ribeiro, Luís Távora Furtado |
Keywords: | Formação Superior;Prática Docente;Diretrizes Curriculares Nacionais;Conselho Nacional de Educação;Ensino de História;História;Educação Superior |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Edições UFC |
Citation: | GABRIEL NETO, José Antonio; OLIVEIRA, Yangla Kelly Rodrigues; RIBEIRO, Luís Távora Furtado. Diretrizes curriculares nacionais para a formação do “historiador”: existe espaço para a prática docente? In: SANTOS, Alice Nayara dos; ROGÉRIO, Pedro (orgs). Currículo: diálogos possíveis. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 271-284. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Neste artigo pretendemos abordar as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para formação do profissional de história de graduação. Para tanto, primeiramente, trazemos um pouco do histórico da elaboração das DCN e seu papel como política pública de formação profissional. Em seguida, apresentamos as diretrizes para cursos de história e, por fim, pretendemos apresentar como a formação docente está inserida nas orientações de construção curricular nos mesmos. O estudo do tema é, portanto, crucial para um entendimento da lógica subjacente à educação superior no Brasil na última década e tenta construir uma discussão sobre o impacto que as DCN têm nas práticas de ensino, principalmente no tocante aos cursos de História. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43380 |
ISBN: | 978 85 7282 585 6 |
Appears in Collections: | PPGEB - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2013_capliv_jagabrielnetoykroliveira.pdf | 6,89 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.