Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43374
Type: Capítulo de Livro
Title: Formação do pedagogo na UECE para o ensino de matemática com uso de TDIC
Authors: Maia, Dennys Leite
Barreto, Marcilia Chagas
Keywords: Docente em Formação;Ensino de Matemática;Informática e Educação;Parâmetros Curriculares Nacionais;Tecnologia da Informação e da Comunicação;Comunicação e Educação
Issue Date: 2013
Publisher: Edições UFC
Citation: MAIA, Dennys Leite; BARRETO, Marcilia Chagas. Formação do pedagogo na UECE para o ensino de matemática com uso de TDIC. In: SANTOS, Alice Nayara dos; ROGÉRIO, Pedro (orgs.). Currículo: diálogos possíveis. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 317- 339.
Abstract in Brazilian Portuguese: Desde meados dos anos 1990, o poder público tem envidado esforços no sentido de informatizar as escolas brasileiras, visando melhorias para os processos de ensino e aprendizagem (MAIA; BARRETO, 2012). Além das iniciativas em favor da aquisição de desktops para a criação de laboratórios de informática educativa, atualmente já se adotam laptops e tablets para cada aluno e professor em sala de aula. Entretanto, a apropriação e integração das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na prática pedagógica não pode estar apoiada somente na disponibilidade dos equipamentos. [...] Nesse estudo focaremos a formação do licenciado em Pedagogia na Universidade Estadual do Ceará (UECE) para o uso pedagógico das TDIC para o ensino de Matemática. A disciplina tem apresentado índices de proficiência bastante preocupantes por alunos da Educação Básica. Por vezes, as dificuldades encontradas pelos alunos brasileiros no aprendizado de Matemática decorre das estratégias de ensino utilizadas por seus professores.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43374
ISBN: 978 85 7282 585 6
Appears in Collections:PPGEB - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_capliv_dlmaiamcbarreto.pdf10,9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.