Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43281
Tipo: Capítulo de Livro
Título : A trajetória escolar de surdos: controvérsias metodológicas
Autor : Leitão, Vanda Magalhães
Palabras clave : Debate sobre surdez;Estudantes com deficiência na UFC;Acesso a Universidade
Fecha de publicación : 2014
Editorial : Edições UFC
Citación : LEITÃO, Vanda Magalhães. A trajetória escolar de surdos: controvérsias metodológicas. In: LIRA, Ana Karina Morais de; FROTA, Ana Maria Monte Coelho (orgs.). Inclusão de alunos com deficiência na Universidade Federal do Ceará: o Projeto UFC Inclui em debate. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 177-188.
Resumen en portugués brasileño: Queria dar um bom-dia a todos e dizer que eu estou muito feliz pelo momento, pela oportunidade que ternos de trazer para a comunidade universitária esse debate sobre surdez, fato tão raro durante todos esses anos. Agora que estamos começando a entrar com esta discussão aqui no Ceará. Quero dizer que, para mim, é sempre muito bom falar sobre isso, porque eu me envolvo com essa questão com muita emoção. Pode acontecer que durante a minha fala eu me emocione, eu sou assim. E quando eu estou apaixonada por urna temática isso flui com muito mais facilidade.Não vou pedir perdão por isso, é sinal de que eu tenho muita vontade, muito desejo e muito envolvimento. Em 2005, no final do ano passado, nós fizemos um levantamento quantificando os estudantes com deficiência na UFC. Não foi uma surpresa para nós: não encontramos nenhum surdo. Aí vem a pergunta: "Por que é que não encontramos na UFC nenhum estudante surdo?" Para mim isso é colocado como problemática social, é um problema social. Na minha concepção, a surdez não é responsável por essa situação na qual o surdo se encontra. Essa situação de não poder ou de não ter acesso a Universidade. A surdez não é responsável por isso. Assim, eu coloco essa problemática como um problema social, da sociedade. Então, que circunstâncias podem levar a essa situação? Que fatores sociais e pedagógicos a gente pode encontrar para justificar tal situação? São perguntas que a gente vem tentando responder, dando a nossa colaboração. [...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43281
ISBN : 978 85 7282 631 0
Aparece en las colecciones: SA - Capítulos de livro

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_capliv_vmleitao...pdf6,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.