Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43281
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Leitão, Vanda Magalhães | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-02T12:35:58Z | - |
dc.date.available | 2019-07-02T12:35:58Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | LEITÃO, Vanda Magalhães. A trajetória escolar de surdos: controvérsias metodológicas. In: LIRA, Ana Karina Morais de; FROTA, Ana Maria Monte Coelho (orgs.). Inclusão de alunos com deficiência na Universidade Federal do Ceará: o Projeto UFC Inclui em debate. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 177-188. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978 85 7282 631 0 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43281 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Debate sobre surdez | pt_BR |
dc.subject | Estudantes com deficiência na UFC | pt_BR |
dc.subject | Acesso a Universidade | pt_BR |
dc.title | A trajetória escolar de surdos: controvérsias metodológicas | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Queria dar um bom-dia a todos e dizer que eu estou muito feliz pelo momento, pela oportunidade que ternos de trazer para a comunidade universitária esse debate sobre surdez, fato tão raro durante todos esses anos. Agora que estamos começando a entrar com esta discussão aqui no Ceará. Quero dizer que, para mim, é sempre muito bom falar sobre isso, porque eu me envolvo com essa questão com muita emoção. Pode acontecer que durante a minha fala eu me emocione, eu sou assim. E quando eu estou apaixonada por urna temática isso flui com muito mais facilidade.Não vou pedir perdão por isso, é sinal de que eu tenho muita vontade, muito desejo e muito envolvimento. Em 2005, no final do ano passado, nós fizemos um levantamento quantificando os estudantes com deficiência na UFC. Não foi uma surpresa para nós: não encontramos nenhum surdo. Aí vem a pergunta: "Por que é que não encontramos na UFC nenhum estudante surdo?" Para mim isso é colocado como problemática social, é um problema social. Na minha concepção, a surdez não é responsável por essa situação na qual o surdo se encontra. Essa situação de não poder ou de não ter acesso a Universidade. A surdez não é responsável por isso. Assim, eu coloco essa problemática como um problema social, da sociedade. Então, que circunstâncias podem levar a essa situação? Que fatores sociais e pedagógicos a gente pode encontrar para justificar tal situação? São perguntas que a gente vem tentando responder, dando a nossa colaboração. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SA - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_capliv_vmleitao...pdf | 6,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.