Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43281
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | A trajetória escolar de surdos: controvérsias metodológicas |
Autor(es): | Leitão, Vanda Magalhães |
Palavras-chave: | Debate sobre surdez;Estudantes com deficiência na UFC;Acesso a Universidade |
Data do documento: | 2014 |
Instituição/Editor/Publicador: | Edições UFC |
Citação: | LEITÃO, Vanda Magalhães. A trajetória escolar de surdos: controvérsias metodológicas. In: LIRA, Ana Karina Morais de; FROTA, Ana Maria Monte Coelho (orgs.). Inclusão de alunos com deficiência na Universidade Federal do Ceará: o Projeto UFC Inclui em debate. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 177-188. |
Resumo: | Queria dar um bom-dia a todos e dizer que eu estou muito feliz pelo momento, pela oportunidade que ternos de trazer para a comunidade universitária esse debate sobre surdez, fato tão raro durante todos esses anos. Agora que estamos começando a entrar com esta discussão aqui no Ceará. Quero dizer que, para mim, é sempre muito bom falar sobre isso, porque eu me envolvo com essa questão com muita emoção. Pode acontecer que durante a minha fala eu me emocione, eu sou assim. E quando eu estou apaixonada por urna temática isso flui com muito mais facilidade.Não vou pedir perdão por isso, é sinal de que eu tenho muita vontade, muito desejo e muito envolvimento. Em 2005, no final do ano passado, nós fizemos um levantamento quantificando os estudantes com deficiência na UFC. Não foi uma surpresa para nós: não encontramos nenhum surdo. Aí vem a pergunta: "Por que é que não encontramos na UFC nenhum estudante surdo?" Para mim isso é colocado como problemática social, é um problema social. Na minha concepção, a surdez não é responsável por essa situação na qual o surdo se encontra. Essa situação de não poder ou de não ter acesso a Universidade. A surdez não é responsável por isso. Assim, eu coloco essa problemática como um problema social, da sociedade. Então, que circunstâncias podem levar a essa situação? Que fatores sociais e pedagógicos a gente pode encontrar para justificar tal situação? São perguntas que a gente vem tentando responder, dando a nossa colaboração. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43281 |
ISBN: | 978 85 7282 631 0 |
Aparece nas coleções: | SA - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_capliv_vmleitao...pdf | 6,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.