Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43272
Type: | Capítulo de Livro |
Title: | Sistema Dosvox: da alfabetização ao ensino superior |
Authors: | Oliveira, Paulo Roberto Cândido de |
Keywords: | O processo de inclusão da pessoa cega;Meios educacionais e profissionais;Dosvox |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Edições UFC |
Citation: | OLIVEIRA, Paulo Roberto Cândido de. Sistema Dosvox: da alfabetização ao ensino superior. In: LIRA, Ana Karina Morais de; FROTA, Ana Maria Monte Coelho (orgs.). Inclusão de alunos com deficiência na Universidade Federal do Ceará: o Projeto UFC Inclui em debate. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 109-112. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O processo de inclusão da pessoa cega nos meios educacionais e profissionais foi alavancado com o advento do Dosvox, principalmente pelo fácil acesso a operacionalidade do sistema e pelo seu baixo custo. Com estas características, o sistema é um dos mais confortáveis para usuários com pouca experiência em informática. Lembro, por exemplo, quando o professor José Antônio Borges inaugurou, em 1997, o Centro de Estudos Dosvox, na Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC), em Fortaleza, Em sua fala, nesta ocasião, evidenciou a coragem do grupo de pessoas que estava aceitando o compromisso de difundir o Dosvox, acreditando na capacidade e possibilidades de crescimento de usuários cegos através do uso da ferramenta desenvolvida no Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ). Assim, desde que o Dosvox foi implantado na SAC, crianças, jovens e adultos com deficiência visual vêm obtendo vários ganhos em suas vidas, seja na auto estima ou na potencializaçâo do aprendizado e habilitação profissional. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43272 |
ISBN: | 978 85 7282 631 0 |
Appears in Collections: | SA - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_capliv_prcoliveira.pdf | 2,72 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.