Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43272
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Sistema Dosvox: da alfabetização ao ensino superior
Autor(es): Oliveira, Paulo Roberto Cândido de
Palavras-chave: O processo de inclusão da pessoa cega;Meios educacionais e profissionais;Dosvox
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: OLIVEIRA, Paulo Roberto Cândido de. Sistema Dosvox: da alfabetização ao ensino superior. In: LIRA, Ana Karina Morais de; FROTA, Ana Maria Monte Coelho (orgs.). Inclusão de alunos com deficiência na Universidade Federal do Ceará: o Projeto UFC Inclui em debate. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 109-112.
Resumo: O processo de inclusão da pessoa cega nos meios educacionais e profissionais foi alavancado com o advento do Dosvox, principalmente pelo fácil acesso a operacionalidade do sistema e pelo seu baixo custo. Com estas características, o sistema é um dos mais confortáveis para usuários com pouca experiência em informática. Lembro, por exemplo, quando o professor José Antônio Borges inaugurou, em 1997, o Centro de Estudos Dosvox, na Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC), em Fortaleza, Em sua fala, nesta ocasião, evidenciou a coragem do grupo de pessoas que estava aceitando o compromisso de difundir o Dosvox, acreditando na capacidade e possibilidades de crescimento de usuários cegos através do uso da ferramenta desenvolvida no Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ). Assim, desde que o Dosvox foi implantado na SAC, crianças, jovens e adultos com deficiência visual vêm obtendo vários ganhos em suas vidas, seja na auto estima ou na potencializaçâo do aprendizado e habilitação profissional. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43272
ISBN: 978 85 7282 631 0
Aparece nas coleções:SA - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_capliv_prcoliveira.pdf2,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.