Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43270
Type: | Capítulo de Livro |
Title: | Ciclo de debates na UFC: acessibilidade atitudinal? |
Authors: | Lira, Ana Karina Morais de Frota, Ana Maria Monte Coelho |
Keywords: | Acessibilidade atitudinal;Práticas de informação e sensibilização;Ciclo de debates sobre Inclusão |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Edições UFC |
Citation: | LIRA, Ana Karina Morais de; FROTA, Ana Maria Monte Coelho. Ciclo de debates na UFC: acessibilidade atitudinal? In: LIRA, Ana Karina Morais de; FROTA, Ana Maria Monte Coelho (orgs.). Inclusão de alunos com deficiência na Universidade Federal do Ceará: o Projeto UFC Inclui em debate. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 79-89. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Resumo: Diante do desafio da criação de uma cultura inclusiva nas universidades brasileiras, projetos que visam a inclusão de alunos com deficiência nessas instituições têm tentado promover a acessibilidade atitudinal através de práticas de informação t' sensibilização como ciclos de debates, campanhas de conscient ização etc. Nesse estudo, avaliamos o impacto, na Universidade l'ederal do Ceará (UFC), de um ciclo de debates sobre inclusão ti . alunos com deficiência. Esse ciclo foi promovido pelo Projeto UFC Inclui durante 2006 e contou com 16 debates abordando vários tipos de deficiências. O estudo revela que o ciclo envolveu platéia de 704 pessoas, com média de 44 pessoas por debate. A análise dos dados mostra respostas positivas, mas também aspectos preocupantes, que indicam a necessidade de novas ações. ( :oncluímos que o evento causou um impacto significativo nes- .1universidade, revelando, inclusive, a condição atual da UFC 'I11.1t1o1ao tema da inclusão de alunos com deficiência. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43270 |
ISBN: | 978 85 7282 631 0 |
Appears in Collections: | SA - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_capliv_akmliraammcfrota.pdf | 6,52 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.