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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43156
Tipo: | Resumo |
Título : | A resistência de utilizar a metodologia da aprendizagem cooperativa: por que competir aparenta ser mais atrativo para as pessoas? |
Autor : | Coelho, July Santiago Ferreira, Larissa Araújo Costa, Victor Levi da Alencar, Roberta Eveline Figueiredo Bustamante Junior, Juan de Dios |
Palabras clave : | Pilares;História de vida;aprendizagem cooperativa |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | COELHO, July Santiago; et al. A resistência de utilizar a metodologia da aprendizagem cooperativa: por que competir aparenta ser mais atrativo para as pessoas?. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
Resumen en portugués brasileño: | RESUMO Sendo as empresas o local onde as pessoas passam o maior tempo de seu dia, observou-se justo a aplicação de alguns pilares da Aprendizagem Cooperativa. Após a revolução industrial no mundo, a competitividade no mercado de trabalho só vem tornando-se cada vez maior. E essa competitividade pode acabar gerando falhas na relação entre os trabalhadores, podendo até, tornar o local de trabalho um ambiente desagradável, exaustivo e estressante. Todos esses fatores podem afetar negativamente o indivíduo com, tensão muscular, dores de cabeça, insônia e etc... Os cinco pilares da aprendizagem cooperativa são: Interação face a face, responsabilidade individual, habilidades sociais, processamento de grupo e interdependência positiva. Esses pilares podem ser aplicados na realização de algumas atividades. A história de vida, momento em que um indivíduo confia em partilhar de sua história com os demais, é uma das atividades executadas no Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis com o intuito de criar laços entre os membros participantes, afim de que a partir desses laços haja uma maior sensibilidade, compreensão e que isso auxilie na relação de uns com os outros. Pensando nessa aplicabilidade e seus possíveis efeitos positivos, viu-se viável a aplicação da história de vida em um local onde muitas vezes, a competitividade afeta a relação entre pessoas que convivem todos os dias e assim tornando o local de trabalho um local do qual não se tem o prazer de estar presente. Para a constatação de que a aplicação da historia de vida poderia modificar a relação entre os participantes, houve a aplicação de um questionário antes da execução de tal atividade. Posteriormente de sua execução, houve a aplicação do mesmo questionário, com o intuito de mensurar, qualitativamente, o nível de pertencimento, de bem estar e do próprio desempenho na empresa de cada indivíduo. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43156 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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