Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43135
Tipo: | Resumo |
Título : | Atividade voluntária com crianças como pré requisito para intercâmbio: uma experiência na unidade universitária federal de educação infantil núcleo de desenvolvimento da criança (UUNDC). |
Autor : | Ferreira, Suellen Mangeth Freire, Diana Isis Albuquerque Arraes |
Palabras clave : | Educação Infantil.;Experiência Voluntária.;Crianças. |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | FERREIRA, Suellen Mangeth; FREIRE, Diana Isis Albuquerque Arraes. Atividade voluntária com crianças como pré requisito para intercâmbio: uma experiência na unidade universitária federal de educação infantil núcleo de desenvolvimento da criança (UUNDC). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9). |
Resumen en portugués brasileño: | Na Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança, a autora deste trabalho cumpriu um pré requisito para fazer intercâmbio: ter experiência voluntária com crianças. O objetivo deste trabalho é socializar esta experiência ocorrida durante o semestre 2016.1. Justifica-se essa partilha pelo interesse de comprometimento da UUNDC com estudantes da UFC, como espaço aberto à pesquisa, ensino e extensão. É relevante dizer que a busca para esta experiência foi feita por uma estudante de Administração, algo incomum para a instituição, mais procurada por estudantes da área de Educação, licenciaturas e Psicologia. Como metodologia, a estudante compareceu à UUNDC duas vezes por semana, na turma de Infantil 5, e suas atribuições foram estar junto às crianças, brincando e ajudando-as nas necessidades da rotina, auxiliando também a professora da turma. A estudante e a professora realizaram trocas de saberes sobre Educação e Administração. A estudante refletiu sobre a prática pedagógica diferenciada na instituição, distinta da perspectiva tradicional e baseadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009), em que a criança é o centro do planejamento e as práticas são conduzidas por interações e brincadeiras, com experiências que promovem o desenvolvimento integral das crianças, conforme as DCNEI (BRASIL, 2009). Como resultado dessa experiência, a estudante e a professora expandiram seus conhecimentos acerca de Educação e Administração. A estudante afirma que ampliou seu entendimento sobre o universo infantil, compreendendo o valor da brincadeira e do diálogo, enxergando a criança como agente ativo na construção dos saberes e cultura. Outro ganho foi o seu crescimento pessoal. Para as crianças, a convivência se refletiu em espontaneidade, confiança. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43135 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_smferreira.pdf | 50,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.