Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42898
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Gênero: o que se discute? Relações entre historiografia acadêmica e currículos escolares (2007-2012) |
Autor : | Silva, Jane Derarovele Semeão e |
Palabras clave : | Relações entre historiografia acadêmica;Historiografia;Indústria editorial |
Fecha de publicación : | 2012 |
Editorial : | Expressão Gráfica; Wave Media |
Citación : | SILVA, Jane Derarovele Semeão e. Gênero: o que se discute? Relações entre historiografia acadêmica e currículos escolares (2007-2012). In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, 3.; SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UFC, 10., 1-3 out. 2012, Fortaleza (Ce). Anais... Fortaleza (Ce): Expressão Gráfica; Wave Media, 2012. |
Resumen en portugués brasileño: | Costuma-se afirmar que as relações entre historiografia acadêmica e ensino de história no Brasil têm-se estreitado significativamente desde as últimas décadas do século passado. As modificações na produção historiográfica brasileira, o fim da ditadura militar, o crescimento da indústria editorial, as políticas públicas governamentais lançadas com o intuito de garantir e regular a incorporação das inovações pedagógicas e das pesquisas científicas no âmbito escolar e as crescentes investigações empreendidas por profissionais sobre o ensino de história estão, certamente, na base de uma cadeia que explica a diminuição da distância entre o que é produzido nas universidades e o que é trabalhado nas escolas. A articulação dessas forças, que mobiliza questões de ordem social, política e da ciência de referência resultou, por exemplo: na introdução de abordagens teóricas do marxismo, da história social e cultural; de conceitos como tempo histórico, cotidiano, permanências e mudanças; na incorporação de procedimentos da pesquisa histórica; de temáticas relacionadas à pluralidade étnica, cultural e de gênero, representando avanços nas formas de ensino e aprendizado histórico escolar (Cf. BITTENCOURT, 2004; FREITAS, 2009). [...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42898 |
ISBN : | 978 85 4200 096 2 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DHIS - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_eve_jdssilva.pdf | 326,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.