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dc.contributor.authorSilva, Jane Derarovele Semeão e-
dc.date.accessioned2019-06-19T14:55:22Z-
dc.date.available2019-06-19T14:55:22Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSILVA, Jane Derarovele Semeão e. Gênero: o que se discute? Relações entre historiografia acadêmica e currículos escolares (2007-2012). In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, 3.; SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UFC, 10., 1-3 out. 2012, Fortaleza (Ce). Anais... Fortaleza (Ce): Expressão Gráfica; Wave Media, 2012.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 4200 096 2-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42898-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherExpressão Gráfica; Wave Mediapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelações entre historiografia acadêmicapt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectIndústria editorialpt_BR
dc.titleGênero: o que se discute? Relações entre historiografia acadêmica e currículos escolares (2007-2012)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrCostuma-se afirmar que as relações entre historiografia acadêmica e ensino de história no Brasil têm-se estreitado significativamente desde as últimas décadas do século passado. As modificações na produção historiográfica brasileira, o fim da ditadura militar, o crescimento da indústria editorial, as políticas públicas governamentais lançadas com o intuito de garantir e regular a incorporação das inovações pedagógicas e das pesquisas científicas no âmbito escolar e as crescentes investigações empreendidas por profissionais sobre o ensino de história estão, certamente, na base de uma cadeia que explica a diminuição da distância entre o que é produzido nas universidades e o que é trabalhado nas escolas. A articulação dessas forças, que mobiliza questões de ordem social, política e da ciência de referência resultou, por exemplo: na introdução de abordagens teóricas do marxismo, da história social e cultural; de conceitos como tempo histórico, cotidiano, permanências e mudanças; na incorporação de procedimentos da pesquisa histórica; de temáticas relacionadas à pluralidade étnica, cultural e de gênero, representando avanços nas formas de ensino e aprendizado histórico escolar (Cf. BITTENCOURT, 2004; FREITAS, 2009). [...]pt_BR
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