Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42770
Type: Resumo
Title: A percepção dos estudantes do Curso de Microbilogia Básica: a atividade docente alisada ao uso de recursos visuais para melhoria do ensino
Authors: Duarte, Deborah de Lima
Barroso, Fatima Daiana Dias
Farias, Maria Emília Pessoa
Giffony, Priscylla da Silva
Nobre Júnior, Hélio Vitoriano
Keywords: Avanços da tecnologia;Preocupação com a qualidade do uso de recursos visuais
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: DUARTE, Deborah de Lima; et al. A percepção dos estudantes do Curso de Microbilogia Básica: a atividade docente alisada ao uso de recursos visuais para melhoria do ensino. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Abstract in Brazilian Portuguese: Atualmente, apesar dos avanços da tecnologia e das metodologias de ensino aprendizagem, vêm–se discutindo questões acerca da preocupação com a qualidade do ensino superior, sendo essa uma problemática que alcança não somente a escala nacional, mas atinge contornos mundiais, devido sua complexidade e características próprias. Logo, o objetivo do presente trabalho, foi através da elaboração e aplicação de questionários, avaliar a importância e satisfação por parte dos discentes quanto ao uso de recursos visuais. A pesquisa teve como sujeitos 32 alunos, divididos em dois grupos de 16 alunos. O instrumento utilizado para avaliação foram dois questionários. Sendo o primeiro questionário (contendo três perguntas objetivas referentes à coloração de Gram) aplicado antes, após e uma semana depois da exibição do vídeo, e o segundo questionário para avaliar a satisfação dos dois grupos em estudo. De acordo com os resultados, nos dois grupos em estudo, observou-se que a utilização do vídeo aula foi incorporada no processo de ensino aprendizagem como uma ferramenta importante para a construção do conhecimento, com percentual antes, após e uma semana depois de 45,0%, 80,0% e 70,4% respectivamente. Com relação a avaliação de satisfação dos dois grupos em estudo, os resultados observados nas figuras 4 e 5 correspondentes as perguntas da tabela 1, os grupos (98,1%) se mostraram satisfeitos com a utilização do vídeo aula. Conclui–se que o uso de recursos visuais aliados a ferramentas tradicionais apresentou um bom desempenho no estudo realizado com dois grupos da disciplina de microbiologia básica e aplicada.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42770
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_dlduarte.pdf50,61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.