Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42770
Tipo: Resumo
Título : A percepção dos estudantes do Curso de Microbilogia Básica: a atividade docente alisada ao uso de recursos visuais para melhoria do ensino
Autor : Duarte, Deborah de Lima
Barroso, Fatima Daiana Dias
Farias, Maria Emília Pessoa
Giffony, Priscylla da Silva
Nobre Júnior, Hélio Vitoriano
Palabras clave : Avanços da tecnologia;Preocupação com a qualidade do uso de recursos visuais
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : DUARTE, Deborah de Lima; et al. A percepção dos estudantes do Curso de Microbilogia Básica: a atividade docente alisada ao uso de recursos visuais para melhoria do ensino. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumen en portugués brasileño: Atualmente, apesar dos avanços da tecnologia e das metodologias de ensino aprendizagem, vêm–se discutindo questões acerca da preocupação com a qualidade do ensino superior, sendo essa uma problemática que alcança não somente a escala nacional, mas atinge contornos mundiais, devido sua complexidade e características próprias. Logo, o objetivo do presente trabalho, foi através da elaboração e aplicação de questionários, avaliar a importância e satisfação por parte dos discentes quanto ao uso de recursos visuais. A pesquisa teve como sujeitos 32 alunos, divididos em dois grupos de 16 alunos. O instrumento utilizado para avaliação foram dois questionários. Sendo o primeiro questionário (contendo três perguntas objetivas referentes à coloração de Gram) aplicado antes, após e uma semana depois da exibição do vídeo, e o segundo questionário para avaliar a satisfação dos dois grupos em estudo. De acordo com os resultados, nos dois grupos em estudo, observou-se que a utilização do vídeo aula foi incorporada no processo de ensino aprendizagem como uma ferramenta importante para a construção do conhecimento, com percentual antes, após e uma semana depois de 45,0%, 80,0% e 70,4% respectivamente. Com relação a avaliação de satisfação dos dois grupos em estudo, os resultados observados nas figuras 4 e 5 correspondentes as perguntas da tabela 1, os grupos (98,1%) se mostraram satisfeitos com a utilização do vídeo aula. Conclui–se que o uso de recursos visuais aliados a ferramentas tradicionais apresentou um bom desempenho no estudo realizado com dois grupos da disciplina de microbiologia básica e aplicada.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42770
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_dlduarte.pdf50,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.