Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42766
Type: Resumo
Title: Leitura sem usura: ensino interativo de literatura brasileira
Authors: Silva, Cassio Vasconcelos e
Jesus, Suene Honorato de
Keywords: Ensino de Literatura;História de Literatura;Literatura Brasileira
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: SILVA, Cassio Vasconcelos e; JESUS, Suene Honorato de. Leitura sem usura: ensino interativo de literatura brasileira. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Abstract in Brazilian Portuguese: Ezra Pound, em seu ABC of Reading, fornece-nos uma curiosa iniciação à Literatura, da qual podemos etrair uma metodologia de ensino. Tomando o objeto como ponto de partida, ou seja, a própria peça literária, essa abordagem solicita do estudante de literatura uma postura ativa: é necessário intervir no material disponível; em outras palavras, reorganizar a Tradição. Desse modo, trabalham-se aspectos externos e internos do fenômeno literário, possibilitando tanto a leitura cerrada e ergocêntrica como a contextualização e recontextualização da obra. Aliar História e Estética: um antigo programa do Idealismo Alemão e igualmente um desafio à crítica e historiografia literária contemporânea. Esse trabalho procura apresentar a aplicação didática dessa perspectiva por meio de uma nova proposta avaliativa: o aluno de História da Literatura escreveria um texto criativo tomando motivos e obras literárias como matéria. Esperamos, por meio dessa proposta de intervenção criativa, estimular a articulação dos conteúdos abordados na disciplina. Assim, apresentaremos nossa experiência de aplicação desse método, realizada nos períodos de 2015, na disciplina de Literatura Brasileira I, por meio de consultas individuais e coletivas, assim como do blog Leitura sem Usura. Assim, estabeleceu-se igualmente trabalhos de atendimento a distância e presenciais. Por fim, procuramos, em nosso trabalho, aplicar o duplo papel, o didático e o teórico, concernente aos estudos literários.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42766
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_cvsilva.pdf48,31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.