Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42766
Tipo: Resumo
Título: Leitura sem usura: ensino interativo de literatura brasileira
Autor(es): Silva, Cassio Vasconcelos e
Jesus, Suene Honorato de
Palavras-chave: Ensino de Literatura;História de Literatura;Literatura Brasileira
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SILVA, Cassio Vasconcelos e; JESUS, Suene Honorato de. Leitura sem usura: ensino interativo de literatura brasileira. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: Ezra Pound, em seu ABC of Reading, fornece-nos uma curiosa iniciação à Literatura, da qual podemos etrair uma metodologia de ensino. Tomando o objeto como ponto de partida, ou seja, a própria peça literária, essa abordagem solicita do estudante de literatura uma postura ativa: é necessário intervir no material disponível; em outras palavras, reorganizar a Tradição. Desse modo, trabalham-se aspectos externos e internos do fenômeno literário, possibilitando tanto a leitura cerrada e ergocêntrica como a contextualização e recontextualização da obra. Aliar História e Estética: um antigo programa do Idealismo Alemão e igualmente um desafio à crítica e historiografia literária contemporânea. Esse trabalho procura apresentar a aplicação didática dessa perspectiva por meio de uma nova proposta avaliativa: o aluno de História da Literatura escreveria um texto criativo tomando motivos e obras literárias como matéria. Esperamos, por meio dessa proposta de intervenção criativa, estimular a articulação dos conteúdos abordados na disciplina. Assim, apresentaremos nossa experiência de aplicação desse método, realizada nos períodos de 2015, na disciplina de Literatura Brasileira I, por meio de consultas individuais e coletivas, assim como do blog Leitura sem Usura. Assim, estabeleceu-se igualmente trabalhos de atendimento a distância e presenciais. Por fim, procuramos, em nosso trabalho, aplicar o duplo papel, o didático e o teórico, concernente aos estudos literários.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42766
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_cvsilva.pdf48,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.