Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42764
Tipo: Resumo
Título : Metodologia para melhoria do ensino de álgebra linear
Autor : Pires, Caio Sales Terceiro
Muniz Neto, Antonio Caminha
Palabras clave : Àlgebra;Metodologia;Aplicações
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : PIRES, Caio Sales Terceiro. MUNIZ NETO, Antonio Caminha. Metodologia para melhoria do ensino de álgebra linear. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumen en portugués brasileño: Os altos índices de reprovação e abandono dos alunos dos cursos de Engenharia do país é um problema que as instituições de ensino superior ainda tentam solucionar. Uma análise mais detalhada desse problema mostra que as disciplinas relacionadas à Matemática, Física e Química, do primeiro ano de Engenharia, apresentam péssimos índices de reprovação ou evasão. Nesse contexto, o Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará criou o projeto Liga Engenharia que busca a melhoria da qualidade dos cursos. Em parceria com professores do Centro de Ciências, foi disponibilizado a monitoria de Álgebra Linear. A maneira que a disciplina é lecionada será um fator determinante no aprendizado. Dialogando com os docentes, podemos estabelecer uma metodologia que envolva a monitoria de tal forma que melhore o aprendizado do aluno, amenizando assim suas dificuldades e os ajudando a progredir no curso. Mediante isso, algumas atividades para o monitor são fundamentais tais como, auxiliar na elaboração e resolução de listas de exercícios indicar literaturas cuja didática seja mais clara possível contendo exemplos para melhor fixação de conteúdo e aplicações na área de conhecimento, explicar superficialmente o conteúdo ministrado a fim de direcionar o aluno na resolução dos problemas, resolver alguns exercícios importantes que melhorem o desempenho do aluno para a abordagem de outros. Mostrar aplicações da Álgebra Linear também pode servir como estopim para a curiosidade do aluno, motivando-o a estudar e aprofundar-se no mundo dessa abrangente subárea da Matemática. É esperado que, com a adoção de tal metodologia, os índices de reprovação e de evasão baixem significativamente.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42764
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_cstpires.pdf47,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.