Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42764
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPires, Caio Sales Terceiro-
dc.contributor.authorMuniz Neto, Antonio Caminha-
dc.date.accessioned2019-06-17T15:04:20Z-
dc.date.available2019-06-17T15:04:20Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationPIRES, Caio Sales Terceiro. MUNIZ NETO, Antonio Caminha. Metodologia para melhoria do ensino de álgebra linear. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42764-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÀlgebrapt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectAplicaçõespt_BR
dc.titleMetodologia para melhoria do ensino de álgebra linearpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs altos índices de reprovação e abandono dos alunos dos cursos de Engenharia do país é um problema que as instituições de ensino superior ainda tentam solucionar. Uma análise mais detalhada desse problema mostra que as disciplinas relacionadas à Matemática, Física e Química, do primeiro ano de Engenharia, apresentam péssimos índices de reprovação ou evasão. Nesse contexto, o Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará criou o projeto Liga Engenharia que busca a melhoria da qualidade dos cursos. Em parceria com professores do Centro de Ciências, foi disponibilizado a monitoria de Álgebra Linear. A maneira que a disciplina é lecionada será um fator determinante no aprendizado. Dialogando com os docentes, podemos estabelecer uma metodologia que envolva a monitoria de tal forma que melhore o aprendizado do aluno, amenizando assim suas dificuldades e os ajudando a progredir no curso. Mediante isso, algumas atividades para o monitor são fundamentais tais como, auxiliar na elaboração e resolução de listas de exercícios indicar literaturas cuja didática seja mais clara possível contendo exemplos para melhor fixação de conteúdo e aplicações na área de conhecimento, explicar superficialmente o conteúdo ministrado a fim de direcionar o aluno na resolução dos problemas, resolver alguns exercícios importantes que melhorem o desempenho do aluno para a abordagem de outros. Mostrar aplicações da Álgebra Linear também pode servir como estopim para a curiosidade do aluno, motivando-o a estudar e aprofundar-se no mundo dessa abrangente subárea da Matemática. É esperado que, com a adoção de tal metodologia, os índices de reprovação e de evasão baixem significativamente.pt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_cstpires.pdf47,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.