Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42764
Tipo: | Resumo |
Título: | Metodologia para melhoria do ensino de álgebra linear |
Autor(es): | Pires, Caio Sales Terceiro Muniz Neto, Antonio Caminha |
Palavras-chave: | Àlgebra;Metodologia;Aplicações |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | PIRES, Caio Sales Terceiro. MUNIZ NETO, Antonio Caminha. Metodologia para melhoria do ensino de álgebra linear. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Resumo: | Os altos índices de reprovação e abandono dos alunos dos cursos de Engenharia do país é um problema que as instituições de ensino superior ainda tentam solucionar. Uma análise mais detalhada desse problema mostra que as disciplinas relacionadas à Matemática, Física e Química, do primeiro ano de Engenharia, apresentam péssimos índices de reprovação ou evasão. Nesse contexto, o Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará criou o projeto Liga Engenharia que busca a melhoria da qualidade dos cursos. Em parceria com professores do Centro de Ciências, foi disponibilizado a monitoria de Álgebra Linear. A maneira que a disciplina é lecionada será um fator determinante no aprendizado. Dialogando com os docentes, podemos estabelecer uma metodologia que envolva a monitoria de tal forma que melhore o aprendizado do aluno, amenizando assim suas dificuldades e os ajudando a progredir no curso. Mediante isso, algumas atividades para o monitor são fundamentais tais como, auxiliar na elaboração e resolução de listas de exercícios indicar literaturas cuja didática seja mais clara possível contendo exemplos para melhor fixação de conteúdo e aplicações na área de conhecimento, explicar superficialmente o conteúdo ministrado a fim de direcionar o aluno na resolução dos problemas, resolver alguns exercícios importantes que melhorem o desempenho do aluno para a abordagem de outros. Mostrar aplicações da Álgebra Linear também pode servir como estopim para a curiosidade do aluno, motivando-o a estudar e aprofundar-se no mundo dessa abrangente subárea da Matemática. É esperado que, com a adoção de tal metodologia, os índices de reprovação e de evasão baixem significativamente. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42764 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_cstpires.pdf | 47,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.