Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42572
Tipo: | Resumo |
Título : | A discussão da prática docente, suas limitações e dilatações |
Autor : | Tavares, Jessica de Araujo Xavier, Leon Denis Ferreira Andrade Neto, Manoel |
Palabras clave : | docente;prática;cooperativa |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | TAVARES, Jessica de Araujo; XAVIER, Leon Denis Ferreira; ANDRADE NETO, Manoel. A discussão da prática docente, suas limitações e dilatações. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho tem por finalidade discorrer sobre o relato de experiência vivido nas Formações de Docência do PRECE – Programa de Estímulo à Cooperação na Escola. Buscando atentar para a importância de se discutir e apresentar as problemáticas da prática do magistério. O projeto veio com o objetivo de preparar efetivamente o estudante de licenciatura da UFC – Universidade Federal do Ceará para a realidade da prática de ensino no âmbito escolar, utilizando técnicas de estudo em células cooperativas e proporcionando espaços de vivência para a formação docente. É certo que a educação constitui-se em um dos pilares essenciais da sociedade sendo, portanto, urgente e necessário discutir tanto o cotidiano em sala de aula, bem como as relações e conflitos que regem os sujeitos nesse entorno. Nesse sentido, este relato de experiência vem discorrer sobre os saberes adquiridos no exercício da prática docente que permitem tecer um conjunto de técnicas e saberes formulados a partir das problemáticas enfrentadas dentro da realidade da sala de aula. As técnicas utilizadas na formação têm como base os cinco elementos fundamentais da metodologia da Aprendizagem Cooperativa. Os resultados deste projeto vêm no sentido de proporcionar uma formação continuada aos 15 bolsistas de licenciatura participantes. Partindo dessas experiências, fica claro que a teoria serve para nortear nossa postura e caminho enquanto educador, mas não abarcam, em todo, a realidade. O que nos faz voltar os olhos para os saberes que nascem do exercício do magistério e que buscam facilitar nosso exercício dentro do cotidiano escolar. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42572 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_jatavares.pdf | 48,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.