Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42572
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Tavares, Jessica de Araujo | - |
dc.contributor.author | Xavier, Leon Denis Ferreira | - |
dc.contributor.author | Andrade Neto, Manoel | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-07T19:28:33Z | - |
dc.date.available | 2019-06-07T19:28:33Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | TAVARES, Jessica de Araujo; XAVIER, Leon Denis Ferreira; ANDRADE NETO, Manoel. A discussão da prática docente, suas limitações e dilatações. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42572 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | docente | pt_BR |
dc.subject | prática | pt_BR |
dc.subject | cooperativa | pt_BR |
dc.title | A discussão da prática docente, suas limitações e dilatações | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho tem por finalidade discorrer sobre o relato de experiência vivido nas Formações de Docência do PRECE – Programa de Estímulo à Cooperação na Escola. Buscando atentar para a importância de se discutir e apresentar as problemáticas da prática do magistério. O projeto veio com o objetivo de preparar efetivamente o estudante de licenciatura da UFC – Universidade Federal do Ceará para a realidade da prática de ensino no âmbito escolar, utilizando técnicas de estudo em células cooperativas e proporcionando espaços de vivência para a formação docente. É certo que a educação constitui-se em um dos pilares essenciais da sociedade sendo, portanto, urgente e necessário discutir tanto o cotidiano em sala de aula, bem como as relações e conflitos que regem os sujeitos nesse entorno. Nesse sentido, este relato de experiência vem discorrer sobre os saberes adquiridos no exercício da prática docente que permitem tecer um conjunto de técnicas e saberes formulados a partir das problemáticas enfrentadas dentro da realidade da sala de aula. As técnicas utilizadas na formação têm como base os cinco elementos fundamentais da metodologia da Aprendizagem Cooperativa. Os resultados deste projeto vêm no sentido de proporcionar uma formação continuada aos 15 bolsistas de licenciatura participantes. Partindo dessas experiências, fica claro que a teoria serve para nortear nossa postura e caminho enquanto educador, mas não abarcam, em todo, a realidade. O que nos faz voltar os olhos para os saberes que nascem do exercício do magistério e que buscam facilitar nosso exercício dentro do cotidiano escolar. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_jatavares.pdf | 48,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.