Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42566
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Hygor Pinheiro de | - |
dc.contributor.author | Sousa, Mikaele Nascimento | - |
dc.contributor.author | Pinheiro, Monique dos Santos | - |
dc.contributor.author | Aragão, Lucelia Maria Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-07T19:15:24Z | - |
dc.date.available | 2019-06-07T19:15:24Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Hygor Pinheiro de et al. O uso da aprendizagem cooperativa em empresas juniores como meio de proporcionar integração e permanência dos alunos nos cursos de graduação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42566 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | aprendizagem cooperativa | pt_BR |
dc.subject | empresas juniores | pt_BR |
dc.subject | integração e permanência | pt_BR |
dc.title | O uso da aprendizagem cooperativa em empresas juniores como meio de proporcionar integração e permanência dos alunos nos cursos de graduação | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Na Universidade Federal do Ceará, os alunos possuem a oportunidade de participar de diversos programas que possibilitam a complementação da sua formação acadêmica, de modo que esta seja de excelência. Dentre esses programas, vale destacar dois: o Programa de Aprendizagem Cooperativa, que busca aumentar a permanência acadêmica dos graduandos através de cincos pilares, e as empresas juniores, que têm o objetivo de promover uma melhor experiência de mercado aos alunos de graduação, estimulando o seu crescimento pessoal e profissional e sem fins lucrativos. Para melhorar o seu desempenho, algumas delas utilizam a metodologia da aprendizagem cooperativa. Diante disso, para este trabalho utilizamos o método hipotético-dedutivo, através da elaboração de um questionário com algumas perguntas, e o aplicamos em membros das empresas juniores da Universidade Federal do Ceará, com o objetivo de reconhecer a influência da utilização dos pilares da aprendizagem cooperativa em ambientes de trabalho como esses e como ela pode contribuir para a permanência dos alunos nos cursos. O resultado encontrado foi a confirmação da hipótese, sendo que a maioria dos entrevistados afirmou utilizar a metodologia dos cincos pilares e que a mesma possui um caráter de grande importância para o aprendizado dos integrantes, além de grande parte dos membros ter afirmado que esses pilares contribuem para a permanência do aluno na faculdade. Portanto, é possível concluir que tal metodologia quando aplicada nesse programa contribui positivamente de forma que alcança os objetivos almejados. Espera-se que as demais empresas que não utilizam este método possam se inspirar nos bons resultados que ele proporciona e assim aplicá-lo de maneira que lhe forneça resultados positivos. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_hpoliveira.pdf | 48,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.