Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42566
Tipo: | Resumo |
Título: | O uso da aprendizagem cooperativa em empresas juniores como meio de proporcionar integração e permanência dos alunos nos cursos de graduação |
Autor(es): | Oliveira, Hygor Pinheiro de Sousa, Mikaele Nascimento Pinheiro, Monique dos Santos Aragão, Lucelia Maria Santos |
Palavras-chave: | aprendizagem cooperativa;empresas juniores;integração e permanência |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | OLIVEIRA, Hygor Pinheiro de et al. O uso da aprendizagem cooperativa em empresas juniores como meio de proporcionar integração e permanência dos alunos nos cursos de graduação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
Resumo: | Na Universidade Federal do Ceará, os alunos possuem a oportunidade de participar de diversos programas que possibilitam a complementação da sua formação acadêmica, de modo que esta seja de excelência. Dentre esses programas, vale destacar dois: o Programa de Aprendizagem Cooperativa, que busca aumentar a permanência acadêmica dos graduandos através de cincos pilares, e as empresas juniores, que têm o objetivo de promover uma melhor experiência de mercado aos alunos de graduação, estimulando o seu crescimento pessoal e profissional e sem fins lucrativos. Para melhorar o seu desempenho, algumas delas utilizam a metodologia da aprendizagem cooperativa. Diante disso, para este trabalho utilizamos o método hipotético-dedutivo, através da elaboração de um questionário com algumas perguntas, e o aplicamos em membros das empresas juniores da Universidade Federal do Ceará, com o objetivo de reconhecer a influência da utilização dos pilares da aprendizagem cooperativa em ambientes de trabalho como esses e como ela pode contribuir para a permanência dos alunos nos cursos. O resultado encontrado foi a confirmação da hipótese, sendo que a maioria dos entrevistados afirmou utilizar a metodologia dos cincos pilares e que a mesma possui um caráter de grande importância para o aprendizado dos integrantes, além de grande parte dos membros ter afirmado que esses pilares contribuem para a permanência do aluno na faculdade. Portanto, é possível concluir que tal metodologia quando aplicada nesse programa contribui positivamente de forma que alcança os objetivos almejados. Espera-se que as demais empresas que não utilizam este método possam se inspirar nos bons resultados que ele proporciona e assim aplicá-lo de maneira que lhe forneça resultados positivos. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42566 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_hpoliveira.pdf | 48,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.