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Tipo: Resumo
Título : Os grupos de estudos como recurso para diminuir a evasão acadêmica: relato de experiência do laboratório de psicoterapia, fenomenologia e sociedade - LAPFES.
Autor : Silva, Crislanny Fonteles da
Dantas, Jurema Barros
Palabras clave : grupos de estudo;universidade;ensino
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : SILVA, Crislanny Fonteles da; DANTAS, Jurema Barros. Os grupos de estudos como recurso para diminuir a evasão acadêmica: relato de experiência do laboratório de psicoterapia, fenomenologia e sociedade - LAPFES. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho visa abordar a importância dos grupos de estudos na universidade como instrumento para minimizar a evasão dos discentes do meio acadêmico, pois nos últimos anos, as Instituições de Ensino Superior (IES) têm-se deparando com este fenômeno, considerado um dos problemas mais graves do ensino superior brasileiro. Tendo em vista essa adversidade, a bolsa de monitoria de graduação vem como um artifício para prevenir e diminuir a evasão acadêmica. O LAPFES – Laboratório de Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade através da bolsa de monitoria de graduação, pode oferecer aos alunos e às alunas do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará e de outras universidades quatro grupos de estudos no decorrer de 2016, que disponibilizam um espaço de troca e aprofundamento em determinados temas de interesse da psicologia, promovendo uma formação complementar à grade curricular tradicional. As temáticas são Fenomenologia e identidade; Transtornos alimentares; Corpo e Existência; Fenomenologia e Clínica fenomenológica, facilitados pelos próprios membros do laboratório e supervisionados pela professora Jurema Barros Dantas. As atividades funcionam semanalmente, totalizando 48 encontros por semestre. Por meio dos grupos de estudos, conseguimos alcançar uma média de 80 estudantes por semestre, sendo em sua maioria alunos de primeiro e segundo semestre. A partir da proposta dos grupos de estudos, possibilita-se ampliar o interesse dos participantes pelo curso de Psicologia, como também reforça-se o vínculo aluno-universidade, fazendo com que estes ocupem os espaços, se sintam integrados e pertencentes à Universidade Federal do Ceará.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42386
Derechos de acceso: Acesso Aberto
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