Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42386
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Crislanny Fonteles da | - |
dc.contributor.author | Dantas, Jurema Barros | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-04T14:31:58Z | - |
dc.date.available | 2019-06-04T14:31:58Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Crislanny Fonteles da; DANTAS, Jurema Barros. Os grupos de estudos como recurso para diminuir a evasão acadêmica: relato de experiência do laboratório de psicoterapia, fenomenologia e sociedade - LAPFES. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42386 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | grupos de estudo | pt_BR |
dc.subject | universidade | pt_BR |
dc.subject | ensino | pt_BR |
dc.title | Os grupos de estudos como recurso para diminuir a evasão acadêmica: relato de experiência do laboratório de psicoterapia, fenomenologia e sociedade - LAPFES. | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho visa abordar a importância dos grupos de estudos na universidade como instrumento para minimizar a evasão dos discentes do meio acadêmico, pois nos últimos anos, as Instituições de Ensino Superior (IES) têm-se deparando com este fenômeno, considerado um dos problemas mais graves do ensino superior brasileiro. Tendo em vista essa adversidade, a bolsa de monitoria de graduação vem como um artifício para prevenir e diminuir a evasão acadêmica. O LAPFES – Laboratório de Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade através da bolsa de monitoria de graduação, pode oferecer aos alunos e às alunas do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará e de outras universidades quatro grupos de estudos no decorrer de 2016, que disponibilizam um espaço de troca e aprofundamento em determinados temas de interesse da psicologia, promovendo uma formação complementar à grade curricular tradicional. As temáticas são Fenomenologia e identidade; Transtornos alimentares; Corpo e Existência; Fenomenologia e Clínica fenomenológica, facilitados pelos próprios membros do laboratório e supervisionados pela professora Jurema Barros Dantas. As atividades funcionam semanalmente, totalizando 48 encontros por semestre. Por meio dos grupos de estudos, conseguimos alcançar uma média de 80 estudantes por semestre, sendo em sua maioria alunos de primeiro e segundo semestre. A partir da proposta dos grupos de estudos, possibilita-se ampliar o interesse dos participantes pelo curso de Psicologia, como também reforça-se o vínculo aluno-universidade, fazendo com que estes ocupem os espaços, se sintam integrados e pertencentes à Universidade Federal do Ceará. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_cfsilva.pdf | 49,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.