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Tipo: Resumo
Título : Os cortes do PIBID e o reflexo na descaracterização do projeto
Autor : Correia, Carla Bianca Carneiro
Viana Júnior, Gerardo Silveira
Palabras clave : educação básica;PIBID;cortes
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : CORREIA, Carla Bianca Carneiro Amarante; VIANA JÚNIOR, Gerardo Silveira. Os cortes do PIBID e o reflexo na descaracterização do projeto. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho busca analisar quantitativamente e qualitativamente o processo de redução da abrangência do Programa de Iniciação a Docência (PIBID), programa que visa a interação e inserção dos estudantes dos cursos de licenciatura na área da docência, e quais os impactos dessa redução no panorama educacional atendido pelo programa. Para a realização do trabalho de pesquisa foi utilizado relatórios quantitativos dos períodos de 2015 a julho de 2016, que foram segmentados de forma que fosse possível identificar contundentemente os pontos em que houve maiores cortes e como isso reverberou no programa em si. Os relatórios parciais do período de 2015 apontam, os números delimitados pela portaria n° 96/2013, que regulamenta o programa. Naquele período havia uma quantidade de 26 escolas, 78 supervisores e um total de 345 bolsistas. Após os cortes realizados a partir do segundo semestre de 2015 e início de 2016, os números foram reduzidos de forma considerável. A política atual do Ministério da Educação faz assim com que o programa venha a ser gradativamente reduzido. A proposta de redução do programa ocorre em meio a um contexto de crise orçamentária no Brasil, que vem ocasionando cortes em vários setores da Educação, como por exemplo a Capes, que sofreu uma redução de 32% dos seus recursos referentes ao ano de 2016. Foi observado então, que o déficit encontrado já de forma latente na educação básica pública, vinha sendo diminuído, com reflexos como a diminuição da evasão escolar. Subprojetos como, PIBID- Educação em Direitos Humanos, que aborda temáticas recorrentemente pouco debatidas em sala de aula, trouxe mudanças significativas no quadro das relações entre os estudantes das escolas que recebem o projeto. Mudanças na estrutura do quadro discente são notórias, não só por parte dos estudantes da educação básica mas também dos futuros professores.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42369
Derechos de acceso: Acesso Aberto
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