Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42369
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCorreia, Carla Bianca Carneiro-
dc.contributor.authorViana Júnior, Gerardo Silveira-
dc.date.accessioned2019-06-04T14:04:29Z-
dc.date.available2019-06-04T14:04:29Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCORREIA, Carla Bianca Carneiro Amarante; VIANA JÚNIOR, Gerardo Silveira. Os cortes do PIBID e o reflexo na descaracterização do projeto. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42369-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecteducação básicapt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectcortespt_BR
dc.titleOs cortes do PIBID e o reflexo na descaracterização do projetopt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho busca analisar quantitativamente e qualitativamente o processo de redução da abrangência do Programa de Iniciação a Docência (PIBID), programa que visa a interação e inserção dos estudantes dos cursos de licenciatura na área da docência, e quais os impactos dessa redução no panorama educacional atendido pelo programa. Para a realização do trabalho de pesquisa foi utilizado relatórios quantitativos dos períodos de 2015 a julho de 2016, que foram segmentados de forma que fosse possível identificar contundentemente os pontos em que houve maiores cortes e como isso reverberou no programa em si. Os relatórios parciais do período de 2015 apontam, os números delimitados pela portaria n° 96/2013, que regulamenta o programa. Naquele período havia uma quantidade de 26 escolas, 78 supervisores e um total de 345 bolsistas. Após os cortes realizados a partir do segundo semestre de 2015 e início de 2016, os números foram reduzidos de forma considerável. A política atual do Ministério da Educação faz assim com que o programa venha a ser gradativamente reduzido. A proposta de redução do programa ocorre em meio a um contexto de crise orçamentária no Brasil, que vem ocasionando cortes em vários setores da Educação, como por exemplo a Capes, que sofreu uma redução de 32% dos seus recursos referentes ao ano de 2016. Foi observado então, que o déficit encontrado já de forma latente na educação básica pública, vinha sendo diminuído, com reflexos como a diminuição da evasão escolar. Subprojetos como, PIBID- Educação em Direitos Humanos, que aborda temáticas recorrentemente pouco debatidas em sala de aula, trouxe mudanças significativas no quadro das relações entre os estudantes das escolas que recebem o projeto. Mudanças na estrutura do quadro discente são notórias, não só por parte dos estudantes da educação básica mas também dos futuros professores.pt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_cbcacorreia.pdf50,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.